segunda-feira, 26 de abril de 2010

Um novo jeito de usar a bic



A recém-fundada marca Chewed by Tuesday criou joias no formato de tampas das famosas canetas Bic. Feitas em prata, a empresa comercializa dois modelos do chamado Penlid Necklace: o Unchewed e o Chewed. Enquanto o Unchewed é uma réplica normal, o Chewed é uma versão que imita o costume de muitas pessoas de ficar mordendo a tampa da caneta. As peças, inteiramente de prata, são feitas à mão e cada uma vem numerada e com uma assinatura da designer Vivienne Gibson, fundadora da marca, e saem pelo equivalente a R$ 441.

A empresa fica em Melbourne, na Australia, e Vivienne diz que a ideia vem da mania das pessoas em mastigarem objetos do cotidiano que não deveriam ser mastigados. O conceito da marca é criar produtos de qualidade, porém igualmente divertidas, sem a face conservadora que muitas joias costumam ter.

Fonte: PEGN

DrCraze | Joias concretas


DrCraze é, ao que parece (encontramos o perfil dele no Myspace) um designer americano que faz jóias com aço inoxidável, concreto e vidro. Gostaríamos de conhecer mais sobre seu trabalho, mas no perfil tem pouquíssimas informações.

Tecnogold 2010


A Equipe do CEDGEM esteve na Feira Internacional TECNOGOLD 2010, com o objetivo de apresentar as atividades de P&D e extensão do projeto Da Gema-Itaporarte. Num estande cedido pela organização do evento, foram apresentados os produtos desenvolvidos pelo Itaporarte - Laboratório de Lapidação e Artesanato Mineral de Coronel Murta /MG.C

A TECNOGOLD atrai os principais atores da cadeia produtiva de gemas e joias, bem como as instituições de apoio, sendo assim, oportunidade de articular novas parcerias e promover o trabalho do CMD em prol do desenvolvimento do setor.

sábado, 24 de abril de 2010


A nova coleção WALLACE BARROS 2010 OUTONO/INVERNO será lançada na Amuletum of Beauty.

Para a próxima estação o designer aposta em madeiras nobríssimas e cores, aplicadas em peças exuberantes e marcantes. Vale conferir!

terça-feira, 20 de abril de 2010

O Tema do AuDITIONS Brasil 2010: “SINCRONICIDADE – VALORES HUMANOS ATRAVÉS DOS TEMPOS”


Como em todas as edições, o AuDITIONS Brasil tem sempre um tema sobre o qual os designers devem conceber suas joias. O tema escolhido para 2010 - “Sincronicidade: Valores Humanos através dos tempos” – é uma reflexão sobre quem somos, de onde viemos, para onde vamos e como juntos, podemos decidir o futuro da humanidade.

Uma das mais importantes tendências da sociedade moderna está pautada na busca de novas crenças e valores, no plantar de sementes para colher um novo futuro e vislumbrar saídas, uma tarefa de todos.

Sincronicidade apresenta-se como o conjunto de ações que acontecem no mundo, ao mesmo tempo, a favor do humano e da busca por valores. Todas as ações convergem para a valorização e preservação do humano. Percebe-se mais nitidamente que, para existir, devemos coexistir e dividir o mundo com o outro. Compartilhar, trocar, aproximar, reduzir distâncias e diferenças.

A humanidade está à procura de estabelecer alianças dentro da sua vasta diversidade, combinando valores individuais e coletivos; culturas minoritárias e de massa; virtual e o real, meio ambiente e interesse econômico, diferenças sociais e culturais. Conectividade sem fronteiras, barreiras ou dogmas. Sustentar a si, ser parte do todo, entender que o problema ou a solução é uma questão global. Um movimento de crescente interesse pela condução de melhores práticas ambientais e sociais, valorização do humano e dignidade então se apresenta como uma crença no futuro, apoiada em novas atitudes. A casa é de todos e todos são a casa. Conviver e aprender com as diferenças e diversidades é uma fonte inesgotável de idéias...Misturando ou compartilhando as mais diversas identidades culturais e valores, revelamos que somos partes de uma mesma realidade.

Qual a face da nossa era? Qual a marca de nosso tempo? Quais vestígios deixaremos da nossa existência? Respostas a estas indagações estão nos valores humanos que se perenizam. Matéria, tecnologia, tempo e desenvolvimento passam. Somente os valores permanecem.

Com base neste tema, os participantes deverão inferir em criações conceituais, suas interpretações do coletivo em sobreposição ao individual. Infinitas culturas, tempos e visões interligados pela significação e simultaneidade – sincronicidade – do tudo ao mesmo tempo, agora.

mais no auditions

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Concurso Estrelas do Bem


Estão abertas até o dia 07 de maio de 2010, as inscrições para o concurso de design de joias "Estrelas do Bem", que a AJESP, com o apoio do IBGM, promove em parceria com o Retiro dos Artistas do Rio de Janeiro.

Tendo como fonte de inspiração a Estrela, o concurso propõe a criação de um pingente de ouro 18k, que será comercializado na rede varejista participante da campanha. Parte da renda será revertida ao Retiro dos Artistas, do Rio de Janeiro, que assiste profissionais das diversas classes artísticas, tais como música, teatro, dança, circo, literatura, artes plásticas, entre outras.

Cada designer poderá participar com até 03 desenhos que enfatizem o conceito da palavra Estrela que é "espalhar luz", neste caso, a luz proveniente da arte e seus protagonistas, os artistas. O concurso é aberto a todas as pessoas.

O autor do melhor desenho ganhará uma passagem de ida e volta para visitar a Baselword 2011 - feira de joias e relógios realizada na Suíça - com direito a hospedagem e translado, além de certificado de premiação.

A iniciativa faz parte do núcleo de responsabilidade social da AJESP e tem como objetivo a integração da ourivesaria no mundo das artes, além de valorizar talentos e fortalecer a associação do produto joia com a arte, cultura e responsabilidade social.

Aquecimento Auditions


Para quem se interessou pelo concurso, vamos mostrar algumas criações absolutamente conceituais, como o bracelete de Judit Santak, publicado em seu coroflot.Aço inox, borracha e pena de pavão. Gostaram?

Auditions 2010


O maior concurso de design de joias em ouro do mundo – o AngloGold Ashanti AuDITIONS Brasil 2010 - já definiu o cronograma para sua 5ª edição brasileira, que acontece este ano.

Realizado bianualmente na China, Índia, África do Sul e Emirados Árabes, além do Brasil, o concurso terá como tema este ano “Sincronicidade – Valores Humanos Através dos Tempos” – uma reflexão sobre quem somos, de onde viemos e para onde vamos.

A nova embaixadora do concurso, a Golden Girl, será a modelo Luiza Brunet, que representará o ouro e o design brasileiro tanto no Brasil como no exterior pelos próximos dois anos.

Para saber mais vá ao site ou acompanhe o blog, pois estaremos sempre colocando novidades por aqui.

H.Stern lança coleção de anéis inspirada no filme da Disney

O filme Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton, inspirou uma nova coleção de anéis, feita pela HStern em parceria com a Disney. Roberto Stern foi responsável por passar o briefing: “quero algo surpreendente”. E assim começou essa aventura. Os designers, de cara, optaram por fazer anéis porque é sempre muito difícil inovar com eles, já que a área de trabalho é muito pequena. Depois, em vez de escolher os personagens óbvios, como o Chapeleiro Maluco ou a própria Alice, buscaram detalhes do cenário e criaturas fantásticas como fonte de inspiração.

Da floresta de cogumelos, que Alice atravessa esbaforida enquanto foge de um monstro, surgiu um anel de ouro esmaltado. Os designers basearam-se em cogumelos de verdade para estudar a textura, o formato, as proporções. Olhando o anel por cima, dá para ver diferentes tons de vermelho, alguns cogumelos com pintas pretas, outro com listras. Olhando por baixo, eles têm ranhuras, como os exemplares de verdade.


O gato risonho Cheshire também ganhou um anel. Ele está deitado num galho de árvore de ouro e diamantes e é esmaltado de listras azuis e traz uma surpresa: no escuro, o sorriso do gato brilha, tal qual no filme!

Segundo a HStern, "Os cinco aneis são grandes, enormes, gigantescos, tamanho extraordinário. E há cinco anéis um pouco menores, mas ainda assim grandes (...) São também inovadores, peças-arte que empurram os limites da joalheria para frente e que certamente ficarão como um capítulo importante na história da joia.

Via Adorojoias, blog da HStern

Exposição de minerais de coleção será uma das atrações do Salão Mineiro de Turismo


A terceira edição do Salão Mineiro do Turismo, que acontece de 16 a 18 de abril, no Minascentro, em Belo Horizonte, será uma grande oportunidade para a comercialização de produtos locais, troca de conhecimentos, a capacitação e, principalmente, a promoção dos roteiros turísticos de todas as regiões de Minas Gerais. Além disso, o evento também irá apresentar os setores de destaque em Minas, como o artesanato, as gemas e joias, a gastronomia e o turismo de negócios.

O Salão terá com uma de suas atrações uma belíssima exposição de espécimes de coleção, que dificilmente será vista novamente na capital mineira. A mostra contará com grande variedade de minerais, como diversos tipos de turmalinas, topázios, quartzos, berilos, entre outros. Toda a coleção pertence ao acervo particular de Luiz Menezes, proprietário da empresa Luiz Menezes Comércio e Exportação de Minerais.

A exposição é fruto de parceria firmada entre a Setur-MG e o Sistema Sindijoias / Ajomig.

O Salão Mineiro do Turismo será aberto oficialmente pela secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, no dia 16, às 10h. Nesta data, a feira receberá o público das 12h às 20h. No sábado, dia 17, as atividades do Salão se iniciam às 10h e terminam às 20h. No dia 18, domingo, o Salão começa às 10h e se encerra às 18h. O evento é aberto ao público e gratuito. O credenciamento para os visitantes será na entrada do Minascentro (Av. Augusto de Lima, 785).

fonte: joiabr

Chamadas para Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa


Aos alunos e professores da Escola de Design / UEMG
O Centro de Extensão da Escola de Design da UEMG, através do Núcleo de Design e Cultura, estará recebendo, até o dia 31/05/2010, propostas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa que se identifiquem com os objetivos do Núcleo, ou seja:

“Incentivar a realização de estudos e pesquisas com vistas a instaurar novos campos de investigação, através da atividade crítica e do reconhecimento dos nexos existentes entre o Design e áreas e disciplinas como a Arquitetura, as Artes Visuais, a Economia, a Literatura, a Música, a Política e outras, que se inscrevem no vasto elenco de campos de interesse com os quais o Design pode dialogar, num autêntico esforço transdisciplinar”.

As proposições devem ser enviadas através de ementa de até cinco linhas (aproximadamente 100 palavras) para o endereço eletrônico nudec.ed@uemg.br. As propostas serão avaliadas por comitê instituído pelo Centro de Extensão da Escola de Design da UEMG e aquelas que obtiverem aprovação deverão ser executadas a partir do segundo semestre deste ano. Mais esclarecimentos podem ser obtidos através do mesmo endereço.

Centro de Extensão da Escola de Design / UEMG
3439-6514