sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Anel divertido


Shut up é uma excelente ferramenta para se esquivar de discussões e blá blá blás. Garimpado no Carrot Box.

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS: Transverso – Diálogos entre Design, Cultura e Sociedade.



Chamada para publicação e normas para a editoração de trabalhos para o segundo número da revista eletrônica da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais, Transverso – Diálogos entre Design, Cultura e Sociedade. A revista divulga e dissemina trabalhos originais na forma de artigos, ensaios (inclusive visuais), entrevistas e resenhas com temática relacionada à crítica do design a partir dos seus vínculos transdisciplinares com Letras, Artes e as Ciências Humanas e Sociais.

A revista Transverso publicará:
a) artigos inéditos sobre assuntos compreendidos, segundo os critérios do autor, no eixo editorial da publicação;
b) ensaios sobre as dimensões transdisciplinares do Design com Letras, Artes e Ciências Humanas e Sociais;
c) entrevistas com autores e designers e
d) resenhas de livros, teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso relacionados ao eixo editorial da publicação.


Normas para apresentação dos trabalhos

Somente será aceito para publicação, um trabalho de cada autor.

O autor de artigo, ensaio, resenha etc. deve enviar em documento separado, devidamente assinado, autorização para a publicação do seu trabalho sem o recebimento de direitos autorais.

Os ensaios e entrevistas devem conter até 10 mil caracteres, incluindo os espaços, o que corresponde a aproximadamente cinco páginas impressas em papel tamanho A4, utilizando-se a fonte Arial, corpo 12, espaço 1,5 entre linhas, duplo entre parágrafos e margens de 3 cm.

As resenhas e resumos de publicações recentes, dissertações e teses, brasileiras ou estrangeiras, devem conter até 5 mil caracteres, incluindo os espaços, o que corresponde a aproximadamente duas páginas impressas em papel tamanho A4, utilizando-se a fonte Arial, corpo 12, espaço 1,5 entre linhas, duplo entre parágrafos e margens de 3 cm.

O material deverá vir devidamente revisado pelo autor, sendo cada página impressa rubricada por ele. Os editores e membros do Conselho Editorial se reservam o direito de fazer nova revisão e/ou sugerir alterações, quando estas se fizerem necessárias.

Os originais não serão devolvidos aos seus autores, mesmo não sendo publicados. Os autores cedem os direitos autorais à revista Transverso – Diálogos entre Design, Cultura e Sociedade, podendo, todavia, posteriormente, publicar os mesmos trabalhos em outros meios, desde que constem os créditos da revista.

O conteúdo das contribuições enviadas é de exclusiva responsabilidade dos seus autores.

Os autores serão informados por e-mail sobre a publicação ou não de seus artigos. Os editores não se responsabilizarão pelo não recebimento da comunicação dessa informação aos autores que tiverem as mensagens eletrônicas a eles endereçadas devolvidas pelos provedores. Não serão fornecidos aos autores os pareceres sobre artigos não aceitos.

A data-limite para o envio de artigos é 30/10/2010, compreendida também como data-limite para a postagem do material para publicação na agência dos correios, comprovável através de carimbo da agência onde foi postado. O segundo número da revista deverá ser publicado no mês de fevereiro de 2011.

Normas para editoração dos textos e imagens

Todos os textos deverão ser enviados em duas vias impressas e em arquivo eletrônico (CD) editado através do programa Microsoft Word for Windows.

O material enviado para publicação deve estar acompanhado de folha de rosto contendo:
título;
autor ou autores;
instituição à qual o autor está vinculado e a atividade que exerce na mesma;
titulação acadêmica;
endereço pessoal e de trabalho completos, bem como telefones (e ramais, se for o caso) e
e-mail para contato.

Os artigos encaminhados devem ter entre 20 e 30 mil caracteres, incluindo os espaços, o que corresponde a aproximadamente 20 páginas impressas em papel tamanho A4, utilizando-se a fonte Arial, corpo 12, espaço 1,5 entre linhas, duplo entre parágrafos e margens de 3 cm.

O original deve desenvolver-se na seguinte sequência: título, nome do autor e sigla da instituição à qual se acha vinculado abaixo do nome, resumo de até 150 palavras e até cinco palavras-chave em português; texto do artigo; resumo e palavras-chave traduzidas para outra língua (espanhol ou inglês), referências bibliográficas e notas. Agradecimentos ou dedicatórias devem vir antes do resumo em português.

As ilustrações devem vir acompanhadas de legendas com a indicação da fonte original, quando não forem originais do próprio trabalho apresentado, e deverão ser encaminhadas impressas e em arquivos eletrônicos (no mesmo CD que contiver o texto do artigo) separados, devendo ser indicado, no texto, o lugar onde serão inseridas. As imagens devem ser do próprio autor, de domínio público ou virem acompanhadas da autorização expressa do seu autor para publicação na revista, digitalizadas em formato .jpg com, no máximo, 20 cm de largura e altura proporcional e 300 dpi de resolução, com legendas e créditos.

As notas devem ser formatadas como “notas de rodapé”.
Quanto às notas de indicação bibliográfica deve-se observar a seguinte norma:
Citação direta: sobrenome do autor em maiúsculas, ano da publicação e página
entre parênteses logo após a citação.


EX: “A ‘identidade’ nos é revelada somente como algo que tem que inventar em lugar de descobrir” (BAUMAN, 2004, p. 40).

As citações diretas, transcrição literal, curtas, devem vir entre aspas no decorrer do texto quando tiverem até três linhas. As citações longas, com mais de três linhas, devem ter 4 cm de recuo, sem aspas.


Referências bibliográficas

As referências bibliográficas, baseadas na ABNT, deverão ser completas, dispostas em ordem alfabética de sobrenome de autor e cronológica para títulos do mesmo autor, atendendo-se às regras para indicação bibliográfica a seguir especificadas:

a) Citação de artigo de revista deverá conter: autor do artigo, título do artigo, título da revista grifado, local da publicação, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo citado, mês e ano da publicação;
b) Citação de capítulo de livro deverá conter: autor, título do capítulo, organizador da coletânea, título do livro grifado, número da edição (somente a partir da segunda), local de publicação, editora, ano, página inicial e final do capítulo.
c) Citação de livro deverá conter: autor, título grifado, número da edição (somente a partir da segunda), local de publicação, editora, ano, número total de páginas. As páginas, a partir da segunda, deverão ser numeradas na margem superior direita.

Endereço para correspondência

Revista Transverso – Diálogos entre Design, Cultura e Sociedade.
Escola de Design da UEMG
Centro de Extensão - 6º andar
Avenida Presidente Antônio Carlos, 7545 – São Luiz
Belo Horizonte, MG – CEP 31270-010
E-mail: revistatransverso@gmail.com

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Lançado o primeiro número da Revista Eletrônica da Escola de Design


Lançado o primeiro número da Revista Eletrônica da Escola de DesignO lançamento da revista Transverso vem coroar um ano de muito trabalho realizado por equipe de professores e alunos da Escola de Design, que se dedicaram desde a montagem projeto até sua revisão final.
A revista Transverso – Diálogos entre Design, Cultura e Sociedade, já está disponível para acesso tem o objetivo de se tornar um instrumento de divulgação de artigos, ensaios, entrevistas e resenhas que tenham por eixo estrutural o Design e seus vínculos transdisciplinares com as letras, as artes e as ciências humanas e sociais.
O formato eletrônico se justifica por constituir um meio barato de divulgação científica, permitir um acesso ilimitado tanto para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade em geral, além de já contar com o aceite das agências de fomento e controle acadêmico como CAPES e CNPq.
A REVISTA uma iniciativa do Núcleo de Design e Cultura do Centro de Extensão da Escola de Design, núcleo este coordenado pelo professor Mário Santiago e contou com a colaboração de um Conselho Editorial convidado entre professores da UEMG e de outras instituições do país. Não se pode também deixar de citar e agradecer o trabalho voluntário dos alunos Marco Nick, Matheus Moura e Thiago Barcellos (desenvolvimento da marca) e dos alunos Daniel Gonçalves e Lucas Diniz que desenvolveram o projeto gráfico sob orientação da professora Joana Alves.
Em breve será divulgada chamada de trabalhos para a segunda edição da revista.
Participe

Para conhecer a revista acesse: http://www.ed.uemg.br/outros/noticia?id=158

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Comunicação em Dispositivos Móveis – Panorama atual


Nesta quinta-feira, 26/agosto, a Escola de Design promove o evento Comunicação em Dispositivos Móveis – Panorama atual, palestra e mesa redonda sobre o tema com o professor Hector Navarro da Universidade de Vic, Espanha e convidados de Minas Gerais. A entrada é franca.
Com o objetivo de estimular a discussão acadêmica sobre o assunto, a Escola de Design da UEMG, convidou o professor Dr. Hector Navarro Güere, professor e pesquisador da Universitat de Vic, Catalunya, Espanha, atualmente em residência na ECA-USP, para proferir palestra seguida de mesa redonda da qual participarão os professores Cláudio Santos, Breno Pessoa, ambos da UEMG e Rodrigo Minelli da UFMG.

Dia 26 de agosto / 19:30 hs
Auditório do SEBRAE-MG
Av. Barão Homem de Melo , 329 - Nova Suíça
Entrada franca
Realização: Escola de Design-UEMG e UFMG
Apoio SEBRAE-MG e VIVO Arte.Mov

2° Ciclo de Capacitação de Designers


Aprimorar as habilitações e a qualificação do profissional mineiro de design e inteirar pequenos empreendedores em quesitos de gestão e negócios. É com este intuito que o Centro Minas Design (CMD) e o Sebrae-MG promovem o 2º Ciclo de Capacitação para Designers, que traz workshops e oficinas para Belo Horizonte, com profissionais renomados. O primeiro encontro ocorre no dia 18 de agosto no CMD, às 9h, com a palestra sobre Design Estratégico, com o designer Camilo Belchior.

O ciclo conta também com mais seis encontros que abordam sobre Design de Serviços, Design Thinking, Formação de Preço e Fluxo de Caixa, entre outras abordagens que vão dar maior entendimento sobre novos pensamentos de design e diretrizes mercadológicas.
Para participar, os interessados devem depositar uma taxa de R$100, que vale para todos os eventos. Caso queira assistir somente um workshop o valor unitário é de R$30. Além disso, a inscrição através de um CNPJ possibilita a empresa designar um representante para cada palestra. As vagas são limitadas.

Mais uma vez o Centro Minas Design e o Sebrae-MG se unem para fortalecer o design mineiro e auxiliar as empresas de Minas a se tornarem mais competitivas e sustentáveis.

O Centro Minas Design fica na Av. José Cândido da Silveira, 2000, bairro Horto, nas dependências do Cetec.



PROGRAMAÇÃO


18 de agosto - Design Estratégico
Camilo Belchior

25 de agosto - Design Thinking
Kleber Puchaski

09 de setembro - Marketing e Vendas de Serviço
Wlamir Belo

29 de setembro - Formação de Preço e Fluxo de Caixa
Flávio Brito

20 de outubro - Formas de Proteção, Propriedade Intelectual e Desenvolvimento de novos negócios
Rafael Jardim

17 de novembro - Design de Serviços
LiveWork

01 de dezembro - Oficina Criativa
Federico Hess



Dados Bancários para Pagamento:

Banco do Brasil

Conta Corrente: 87661
Agência: 1615-2

Obs.: A inscrição será validada a partir do momento que for enviado o comprovante de depósito do valor especificado para o e-mail acima citado.

Inscrição: (31) 3247-2246 – joyce.terra@minasdesign.mg.gov.br

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Oportunidade: Vaga para Iniciação Científica em Design de Joias


Vaga para Iniciação Científica em Design de Joias.
Tema do projeto: técnicas de visualização de produto joalheiro: croqui, render, modelagem tridimensional, desenho técnico e prototipagem rápida.
Pré-requisitos: Aluno de Design de Produto, a partir do 3° período, com experiência em modelagem em Rhinoceros.
Interessados enviar email c currículo para Prof. Adriano Mol: adriano.mol@uemg.br

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Joias Lúdicas






A aluna Andreia Salvan mandou um link com diversas joias interessantes. Difícil dentre tantas opções fazer uma seleção para aparecer aqui. Mas enfim, sendo necessário, escolhemos as quatro acima. A primeira brinca com as proporções, como se um homem sustentasse um gigante. A segunda, super maluca à la Lady Gaga tem um sapo que gira (?) as hélices quando tenta escapar da armadilha. A Terceira é um anel que é também uma caneta. Idela para quem adora devanear riscando tudo por aí. E por último a jóia cuja gema é um "mini-iceberg". Cada uma...

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Ouro ético


Para darmos continuidade, abriremos o blog hoje com uma nova categoria: sugestão de pauta. Quando um aluno ou leitor nos sugerir um conteúdo relevante, publicaremos dando os devidos créditos. Para começar, a matéria sobre puro ético, enciada por Beth Leite, do Jóia Urbana®

"O luxo sucumbe à onda de responsabilidade social e ambiental. Em uma sociedade cada vez mais consciente, muitos consumidores internacionais começam a se importar com o modo ético com que suas joias são produzidas. A preocupação com os impactos no meio ambiente, fair trade, respeito aos direitos humanos através de condições seguras de trabalho e outras práticas similares já começam a fazer a diferença no momento de se comprar uma peça.
Um exemplo é a indústria joalheira francesa Aurigane, que só usa metal reciclado ou de minas certificadas e está conseguindo se diferenciar no mercado através dessa sua preocupação e também pelo uso de novas tecnologias de modelagem e fundição que diminuem os resíduos de fabricação.
Veja a entrevista no Youtube (link http://www.youtube.com/watch?v=RY7bxVpDkqg), e conheça a experiência desta empresa em sua parceria com o designer Erwan Le Loueur, que criou uma coleção de ouro ético – vendida pela concept store Colette, em Paris."

E vocês, o que acham deste novo ponto de vista?

De volta ás aulas


Sejam muito bem vindos de volta às aulas. Depois de rápidas férias, voltamos ao blog para trazer para nossos alunos e demais interessados, informações relevantes para nosso trabalho. E em poucos dias as novidades são muitas! Então vamos lá! Mãos à obra!