sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Professor do CEDGEM divulga resultado de sua pesquisa

O Professor Ronaldo Freesz realizou uma pesquisa sobre a utilização da cor em ouro no Laboratório Anglogold Ashanti de Pesquisas em Ligas de Ouro, do CEDGEM.

Os objetivos do projeto:


- Fazer um levantamento sobre a preferência da cor mais desejada para um objeto de ouro 18 K,.

- Conhecer qual a preferência de usuários em relação à cor quando da aquisição de uma peça em Au 18 K.

- Verificar sobre a aceitação de peças de ouro em cores variadas.



Análise do material coletado



O questionário que foi aplicado caracteriza-se “pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Basicamente, procede-se à solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado”. (TOGATLIAN (2002), citado por Rocha, Viviane Assunção da – Monografia – Curso de Pós graduação em Design de Gemas e Jóias da Escola de Design da UEMG – 2010).

As perguntas foram desenvolvidas baseadas na observação e sugestões de ourives que já trabalham na área de prestação de serviço e que consequentemente trabalham sob demanda de fregueses.

As cores citadas na pergunta número 3 foram colocadas em ordem alfabética para evitar interferências ou direcionamento do autor da questão nas respostas. As cores são as citadas em manuais de ourivesaria e joalheria no regulamento do concurso “ Auditions - Calor Glacial” da Anglogold Ashanti – 2006.

O público que respondeu às questões foi composto de forma muito eclética não se limitando a quem já tinha um prévio conhecimento de joalheria, possibilitando desta forma uma visão da opinião globalizada sobre o assunto. Não houve em nenhum momento uma separação ou pesos diferentes para análise baseados em profissão ou grau de instrução dos consultados.

O período de coleta dos dados abrange os anos de 2007, 2008 e 2009. Este resultado final foi elaborado em 2010.

Questões:
1- Você possui algum objeto de uso pessoal em ouro? Total: 190
Sim 151 Não 39


Na questão n° 1 a maioria das respostas foram confirmando que a maioria possui algum objeto em outro. Como “objeto de uso pessoal” entende-se de que é uma peça para adorno.

2- Você conhece outras cores de ouro? Total:190
Sim 159 É novidade para mim 31

Nesta pergunta, a grande maioria respondeu que conhece alguma outra cor de ouro. Normalmente, o ouro de uso comum é o amarelo médio. O uso da cor em ouro depende de moda. É comum se associar a cor avermelhada do ouro à baixa quilatagem, o que é um engano. O ouro pode ter a sua cor alterada permanecendo com a sua quilatagem inalterada. Em algumas cores, o quantidade de liga usada deverá ser muito alta, o que afetará inexoravelmente a sua composição de quilatagem. O fato de existir na literatura a citação de determinadas cores de ouro, isto não quer dizer obrigatoriamente que este ouro tenha utilização industrial ou comercial. Em muitos dos casos, a quilatagem é alterada drasticamente e o metal só poderá ser usado como “gema”, em cravações ou encastôos. Sobre estes estudos vide: Araújo, Edval Gonçalves de e Guntler, Rainer Schultz. OURO DE TODAS AS CORES – Revista Diamond News, n° 33.

3 – Abaixo estão citadas as cores de ouro que podem ser utilizadas em joalheria. Coloque uma numeração em ordem crescente (1,2,3, etc.) para as cores que escolheria para uma jóia em ouro. A sua cor predileta deverá receber o número 1 e assim sucessivamente. As cores estão em ordem alfabética.









Nesta pergunta, o número de cores citadas foram nove. Desta forma, como foi solicitado que a cor preferencial fosse numerada com o número 1. Consequentemente, a número 9 deveria ser então a última na escolha preferencial. Sendo assim, o número 5 está no meio exato entre o 1 e o nove, sendo então, o ponto de equilíbrio da sequencia. Então, para efeito de análise, as indicações de 1 a 4 foram consideradas preferenciais e as de 6 a nove as não preferenciais. Desta forma, podemos notar que as cores mais convencionais como o ouro amarelo, o vermelho, o rosa e o branco são predominantes. O ouro acinzentado foi também bastante citado o que pode sugerir uma análise por semelhança com o ouro branco. O ouro negro foi bastante citado também, porém, o ouro negro só é conseguido através de banhos galvânicos. Para ser feito através da fusão de metais, terão que ser fundidos o ouro e cobalto, o que é um complicador imenso devido ao ponto de fusão, raridade e valor do cobalto. Mesmo assim, só poderá ser usado como “gema” e não como metal para ser trabalhado industrialmente. Para este exemplo verificar o artigo citado na análise anterior.

4- Você compraria uma peça de joalheria em ouro colorido? Total: 184
Sim 137 Não 15 Não sei 32
Nesta pergunta, a maioria dos consultados comprariam algo de ouro colorido. Um 1/5 do total que responderam tem dúvidas sobre a aquisição. Esta dúvida pode ser por não quererem simplesmente ou não conhecerem o que é o ouro colorido


5 - Caso você adquira um objeto de ouro, tem preferência de cor? Total: 185
Sim 149 Não 27 Não sei. 09

Nesta questão, a maioria disse ter preferência de cor. Podemos considerar então que seria uma peça em uma das quatro cores preferenciais. Quanto à opção “não sei” pode ser por qualquer motivo possível, do não conhecimento ou até um desenho inadequado.


6 - Você presentearia alguém com uma jóia de ouro colorido? Total: 184
Sim 136 Não 16 Não sei 32

O número de indecisos aumentou nesta pergunta, o que somado ao que não comprariam significam uma amostragem significativa frente de consultados.

7 - Você gostaria de ganhar uma jóia em que fosse utilizado ouro colorido? Total:183
Sim 153 Não 15 Não sei 15

A maioria afirmou que gostaria de ganhar uma jóia em ouro colorido. Ganhar ouro é sempre ouro, independente da cor que seja o mesmo.

8 - No seu entendimento, o valor do ouro varia conforme sua cor? Total:180
Sim 98 Não 44 Não sei. 38


No entendimento da maioria dos consultados, o valor do ouro vai variar conforme sua cor. O ouro em si, como metal, não variará de valor. Mas, dependendo da liga, de sua raridade, do valor do metal utilizado, o valor da liga será aumentado. O valor do ouro permanece inalterado, mas o valor da liga será modificado.

Mas, no geral, nas ligas que não tem a quilatagem alterada drasticamente, o valor da jóia não é alterado por causa da liga usada. Portanto, ouro verde de 18K deverá ter o mesmo valor de ouro vermelho 18K, por exemplo.

9 - Qual é a sua profissão?
Administrador de empresas 01

Analista de projetos 01

Analista de sistemas 01

Arquiteto 02

Artesã 01

Artista plástica 01

Atendente telemarketing 01

Ator 01

Aux. Escrita fiscal 01

Auxiliar administrativo 02

Auxiliar contabilidade 01

Comerciante 04

Comunicador visual 01

Conferente de prêmios lotéricos 01

Consult. Técnica de Produtos 01

Controle de qualidade 01

Coordenador administrativo 01

Dentista 02

Designer Produto 10

Designer ambientes 06

Designer bijuterias 01

Designer de jóias 03

Designer de moda 05

Designer gráfica 02

Designer industrial 02

Designer interiores 01

Designer 08

Dona de casa 03

Editor de infografia 01

Empresário 02

Engenheiro eletricista 01

Engenheiro metalurgista 01

Engenheiro 03

Estudante 22

Estudante – design de modas 02

Estudante de design 05

Estudante design ambientes 03

Estudante design gráfico 01

Estudante design produtos - 05

Faturista 01

Fotógrafo 01

Funcionário publico 03

Gerente administrativa 02

Gerente de produto 01

Instrutor de informática 02

Joalheiro 02

Jornalista 03

Marionetista 05

Monitora de entretenimento 01

Ourives 03

Pecuarista 01

Professor design 01

Professor 02

Professora de arte 01

Professora universitária 01

Professora 07

Programador de sistemas 01

Publicitária 03

Químico 01

Secretária 01

Suporte Tec. em móveis corporativos 01

Tabeliã substituta 01

Técnica administrativa 01

Técnico de laboratório 01

Técnico em elétrica 01

Técnico em equipamentos reprográficos 01

Técnico em operações 01

Técnico em química 01

Técnico em segurança do trabalho 01

Técnico 01



Total 162

No próximo dia 4/11 o professor e pesquisador Carlo Vezzoli, fará palestra e o lançamento de seu livro "Design de sistemas para a sustentabilidade" no auditório da Escola de Design.

Carlo Vezzoli é professor de Environmental Requirement of the Industrial Product (Life Cycle Design) e Design de Sistemas para Sustentabilidade no Politécnico di Milano, integrando também o curso de doutorado. Coordenou diversas pesquisas nacionais e internacionais na área do design sustentável, como o Italian Network of Educational Centers on Sustainable Design. No Politécnico di Milano é diretor do DIS - Design and Innovation for Environmental Sustainability e do RAPI-LABO - Laboratório de Necessidades Ambientais do Produto Industrial, filiado ao departamento de Desenho Industrial (INDACO). Atualmente, está desenvolvendo pesquisas sobre projetos industriais de design e serviços com o intuito de minimizar o aquecimento global e a diminuição da camada de ozônio.


O evento é uma realização do Centro T&C – Estudos Teoria, Cultura e Pesquisa em Design com o apoio do Programa de Pós Graduação – Mestrado em Design e do Centro de Extensão da Unidade e acontecerá no dia 4 de novembro, às 19:30 horas, no auditório da Escola de Design da UEMG (Av. Antônio Carlos 7545, Bairro São Luiz, BH).

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Atitude Joia

A Biblioteca Pública de Belo Horizonte - Praça de Liberdade, nº. 21, Setor de Braille está necessitando de voluntários que possam fazer leitura de livros para pessoas cegas. Os horários, logicamente, são escolhidos pelos voluntários.

São pessoas cegas que estão precisando estudar para concursos, vestibular, etc. Os telefones de contato são: 3269 1218 e 3269 1221, pedir para transferir para o Setor de Braille.

Fazer uma boa ação é uma atitude joia!

Barbie com colar de diamante é vendida por mais de R$ 500 mil

Uma boneca Barbie usando colar com diamante cor-de-rosa se transformou nesta quarta-feira na mais cara do mundo, ao ser vendida por US$ 302.500 (cerca de R$ 506,6 mil) na sede nova-iorquina da casa de leilões Christie's.

A casa de leilões informou que o valor atingido pela popular boneca bate o recorde mundial para uma Barbie, que até então era de uma vendida pela mesma casa de leilões em 2006 por US$ 17.091.

"É um símbolo feminino, um símbolo muito forte e um grande nome que todo mundo conhece", afirmou o chefe da seção de joalheria da Christie's, Rahul Kadakia.

Não foram divulgados detalhes sobre o comprador. Sabe-se, no entanto, que o dinheiro da venda será destinado à Fudação para a Pesquisa do Câncer de Mama.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Lançamento da Coleção Joias do Mucuri | INOVATEC 2010










Aconteceu ontem na INOVATEC 2010, o lançamento da coleção Jóias do Mucuri. O Evento contou com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, Alberto Duque Portugal, Maria Cezarina e Alfredo Gontijo Oliveira, presidente do CETEC, Bernadete Teixeira, coordenadora do CEDGEM, Edmilison Alves, presidente da GEA, entre outras autoridades envolvidas e interessados no projeto que contempla a inserção do Design no APL mineral do Nordeste de Minas.

Após o pronunciamento do Secretário Portugal, os presentes foram convidados à ouvir as palestras de Alfredo Gontijo, Maria Cezarina e Bernadete Teixeira sobre a importância da experiência dos clusters.

Um catálogo com a coleção e a identidade desenvolvida para valorizar os atributos de regionais foi distribuído. A exposição fica aberta até as 21h de hoje e a entrada é franca.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

HRD Awards 2011

O HRD Awards é um dos mais importantes prêmios internacionais de joalheria. E o prazo para a edição 2011 está se esgotando. Então para inspirá-los à participar vou mostrar a joia do Prof. Adriano Mol, premiada com o 1º lugar no Antwerp Diamond Awards HRD 2003.


Batizada de Hidra, o projeto em parceria com o arquiteto Fernando Maculan foi selecionado entre 900 inscritos. A produção da peça teve o patrocínio da Talento Jóias para a jóia e da Intergems-Claes e Alexandre BVBA para os diamantes.

A peça baseada em conceitos de organicidade, leveza e feminilidade, em consonância com o tema do concurso, Movements. "Inspirada nos organismos marinhos de mesmo nome, os designers buscaram associar os elementos de transparência e fluidez à imagem arquetípica da divindade feminina. A pesquisa de materiais levou ao uso inovador do polímero injetado como base da jóia, ressaltando seu caráter contemporâneo com a aplicação de materiais alternativos na indústria joalheira."

Este ano o tema é Moi&Toi. Então, inspiradíssimos? Mãos à obra!

Para ver o regulamento clique aqui.