sábado, 19 de novembro de 2011

2o. Seminário de Gemologia e Design de Gemas e Joias


Temos o prazer de convidá-lo para o 2o. Seminário de Gemologia e Design de Gemas e Joias, que acontecerá nos dias 22 e 23 de novembro de 2011, na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais.


Este evento se apresenta como uma oportunidade tanto para a divulgação de trabalhos na área como para cooperação interinstitucional, mecanismo importante para a troca de conhecimentos e desenvolvimento de atividades integradas.

Atenciosamente,
Bernadete Teixeira
Equipe II Seminário de Gemologia e Design de Gemas e Joias
www.ed.uemg.br/2sdgem

Lançamento de Livro sobre Recursos Minerais e Sustentabilidade territorial

Acontecerá em Brasília o lançamento do livro em que serão publicados os artigos sobre a implantação da "Grande Mina em Conceição do Mato Dentro", da equipe da Professora Denise Pereira* e também do "APL de Gemas e Joias de Teófilo Otoni",  de Liliane Oliveira Guimarães**.

O artigo O  projeto Minas-Rio  o desafio do desenvolvimento territorial integrado e sustentado: a grande mina em Conceição do Mato Dentro (MG) faz parte dos estudos do Laboratório de Cenários Socioambientais em Municípios com Mineração (extensão e pesquisa), coordenado por Denise de Castro Pereira, com a consultoria de Luzia Costa Becker.

Trajetória e governança do arranjo produtivo local de gemas e artefatos de pedras do Vale do Jequitinhonha e Mucuri em Minas Gerais: uma análise preliminar, é de autoria de Liliane de Oliveira Guimarães (PUC MG) e Camila Cristina de Paula Pereira (PUC-MG), doutoranda do Programa de Doutorado em Administração.
 
 
Com esse trabalho, os pesquisadores esperam contribuir com reflexões, críticas e proposições a respeito dos arranjos para a coexistência com a economia mineral em municípios de Minas. Principalmente, apontar as fragilidades do papel do Estado no gerenciamento político da sustentabilidade do desenvolvimento e a grave situação dos atingidos diretos e simbólicos nesse processo.

*Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - IFCS/PPGSA - (2008). Graduação e Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - FACE/CEPEAD. Professora Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Experiências na área de Administração, com ênfase nos seguintes temas: gestão de empresas; gestão de cidades; organizações, sociedade e meio ambiente; organização do trabalho; inovações técnico-organizacionais e estratégias gerenciais. Compõe o Grupo de Pesquisa Soiciedade e Meio Ambiente.

** Doutora em ADM e professora do programa de Pós-graduação em ADM da PUC Minas.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Lançamento Coleção Vitral



A aluna Beth Leite, designer da Joia Urbana, acaba de lançar a coleção Vitral. São maxi-colares cortados à laser, trabalhando com as cores na interefência da luz. Na loja virtual tem várias opções. vale a visita!

Concurso Cultural Design na Cozinha






A Tramontina está promovendo um concurso cultural interessante para quem gosta de cozinhar e ainda tem talento para desenhar.  Para participar basta criar uma estampa para a nova linha de frigideiras da Tramontina e torcer para ser escolhido. As cinco melhores propostas irão para voto popular no site do concurso e a melhor terá sua estampa produzida de verdade! Lembrando que não se trata de Prêmio de Design, mas de Concurso cultural. O vencedor ganhará vários produtos da Tramontina como premiação.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Através de textos, gravuras históricas, quadros e fotografias, livro desvenda o universo da joalheria crioula


As "joias de crioula" são consideradas exemplo de uma joalheria tipicamente brasileira, guardando todas as características da mais genuína arte da terra, são ainda símbolo da resistência de um povo e de sua contribuição para a construção da identidade do país.

Em busca de informações sobre essas joias, a ourives Laura Cunha e o fotógrafo Thomas Milz percorreram o Brasil, desde museus a coleções particulares, em busca das peças mais significativas, pelo uso e pela arte. A compilação destes achados se transformaram ee agora apresentam no livro Joias de Crioula (Ed. Terceiro Nome, 204 páginas, bilíngue).

Os autores
Desde a década de 90, Laura Cunha pesquisa a confecção, o uso e os significados de joias e adereços no Brasil colônia. Formada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), cursou ourivesaria na Alemanha entre 2001 e 2004. Atualmente é professora de técnicas de joalheria e design em São Paulo e dedica-se à produção artística de joias.

Fotógrafo e jornalista alemão, Thomas Milz é formado em Ciências Políticas e História Latino-americana pela Universidade de Colônia, na Alemanha. Desde 2002 faz cobertura sobre o Brasil a partir de São Paulo para diversas mídias alemãs. É co-organizador do livroO Brasil dos Correspondentes.

Joias de Crioula (Jewelry of the Brazilian Crioula)de Laura Cunha (texto) e Thomas Milz (fotos)
204 páginas 28 x 28 cm - ISBN 978-85-7816-078-4s
Editora Terceiro Nome - R$ 110,00 - edição bilíngue
www.terceironome.com.br
fotos:Thomas Milz / divulgação




Adaptado de JoiaBr

Professores e alunos da Escola de Design prestam homenagem ao professor Romeu Dâmaso


Professores e alunos da Escola de Design se reuniram hoje para prestar uma homenagem ao professor Romeu Dâmaso de Oliveira. Em sinal de luto foi colocado uma faixa preta cobrindo parte do Edifício.

Esta foi uma maneira de demonstrar todo o pesar que ficou com a perda de um grande mestre, parte da história da Escola de Design. Professor, amigo, incentivador, inspirador que dedicou grande parte de sua vida trabalhando para o reconhecimento e valorização do design para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais.
Romeu Dâmaso de Oliveira admirado por aqueles que tiveram a grata oportunidade de conviver com ele, receber suas críticas e palavras de incentivo. Estes sabem perfeitamente do amor e dedicação que empenhava na coordenação do Centro Design Empresa, na D. Incubadora de Empresas de Design e durante suas aulas calorosas e entusiasmadas e, especialmente, nas visionárias reuniões para apresentar propostas e projetos.

Obrigada Romeu por sua contribuição durante todos esses anos e por sua presença amiga. Tenha certeza de que sua luta e seus projetos terão continuidade com o mesmo afinco e entusiasmo que dedicou a eles.

Homenagem ao Professor e mestre Romeu Dâmaso

Fonte - Equipe Gestora D.