quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Concurso IBGM 2012

(Clique na imagem para ampliar ates de baixar)

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

10 Melhores Livros de Design de Produto!

Boas vindas à todos os alunos! Este post é dedicado aos calouros! Como "novatos" que são, ainda há muita coisa para aprender. E aqui está um bom começo. O blog Chocoladesign soltou uma lista dos 10 melhores livros sobre design na opinião da professora Cláudia Facca. São livros muito interessantes e vale a pena compartilhar aqui. Vamos à seleção?

A Arte da Inovação (Tom Kelley)

Este livro fala sobre a bem-sucedida IDEO, empresa norte-americana que projetou produtos como o mouse da Apple e o Palm Pilot V. Contando histórias divertidas, mostra como as equipes da empresa mergulham em todos os aspectos de um projeto. São apresentadas etapas para a resolução de problemas, tais como: observar o comportamento dos consumidores; fazer brainstorm, construir diversos protótipos; estabelecer prazos; incentivar o clima de flexibilidade e companheirismo; não buscar a perfeição, mas o suficientemente bom.

Das Coisas Nascem Coisas (Bruno Munari)

Neste livro clássico sobre metodologia de projetos são apresentados alguns pequenos problemas e outros mais complexos, sempre tendo em vista o que se deve fazer para resolvê-los. O leitor encontrará exemplos ao alcance de todos que tiverem o bom senso de fazer face aos problemas reais, aqueles que aparecem normalmente. O conhecimento do método de projetar, de como se faz para construir ou conhecer as coisas, é um valor liberatório: é um ‘faça você mesmo’.

Design Basics: From Ideas to Product (Gerhard Heufler)

Este livro explora uma vasta área, traçando a história do design de suas raízes, proporcionando uma perspectiva para o futuro, e descrevendo as funções abrangentes de produtos, processos de design complexo e teorias fundamentais com estudos de casos ilustrativos. É uma introdução concisa ao design industrial.


Design: História, Teoria e Prática do Design de Produtos (Bernhard E. Burdek)

Obra básica do design de produtos, é indispensável para estudantes, designers profissionais e interessados em geral. Define a história e a orientação atual do design e transmite as bases principais da teoria e da metodologia do design. Descreve o significado crescente do design nos principais países da Europa, das Américas e da Ásia, por meio de diversos exemplos da prática e do desenvolvimento do design corporativo e estratégico atual, passando pelo design de interface/interação até o design humano.

Design Secrets: Products (IDSA)

Esta série coloca o leitor dentro do intrigante processo de design. Ao contrário de outros livros de design que mostram apenas o produto final, esta coleção apresenta os projetos de design em detalhe, desde a concepção até a conclusão, e todas as etapas intermediárias, temperadas com as ideias e inspirações dos designers.

Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias (Tim Brown)

Este livro introduz a ideia de Design Thinking, um processo colaborativo que usa a sensibilidade e a técnica criativa para suprir as necessidades das pessoas não só com o que é tecnicamente visível, mas com uma estratégia de negócios viável. Em resumo, o Design Thinking converte necessidade em demanda. Este não é um livro de designers para designers, mas é uma obra para líderes criativos que estão sempre em busca de alternativas viáveis, tanto funcional quanto financeiramente, para os negócios e para a sociedade.

O Design do dia a dia (Donald A. Norman)

Um best-seller nos Estados Unidos, esta obra clássica sobre os aspectos cognitivos do design contém exemplos de bons e maus designs e apresenta regras simples que os designers podem usar para melhorar a usabilidade de objetos tão diversos como carros, computadores, portas e telefones.


Princípios Universais do Design (William Lidwell, Jill Butler, Kristina Holden)

Um dos primeiros guias de referência interdisciplinar da área. Livro ilustrado e fácil de consultar que combina explicações claras e exemplos visuais de 125 conceitos relacionados ao design, à psicologia, à engenharia e à arquitetura, onde os leitores ampliarão o conhecimento sobre temas instigantes e essenciais à criação.


Product Design and Development (Karl T. Ulrich, Steven D. Eppinger)

Este livro trata de design contemporâneo e questões de desenvolvimento, tais como identificar as necessidades do cliente, design para a fabricação, prototipagem e design industrial. Apresenta de forma clara e detalhada um conjunto de técnicas de desenvolvimento de produto destinadas a reunir o marketing, o design, a fabricação e demais funções da empresa. Os métodos de integração apresentados no livro facilitam a resolução de problemas e tomada de decisão entre as pessoas com diferentes perspectivas disciplinares, o que reflete a indústria atual no sentido de projetar e desenvolver produtos em equipes multifuncionais.

Projeto de Produto: Guia prático para o design de novos produtos (Mike Baxter)

Apresenta uma metodologia de projeto de produto orientado para as necessidades do consumidor e do mercado. A sua abordagem é bastante prática, com os principais conceitos organizados em forma de “ferramentas” para serem utilizados como produtos simples, encomendados por instrumentos durante a atividade de projeto.

No final do artigo, Cláudia dá uma boa sugestão: consultas ao Google Books onde é possível encontrar uma variedade incrível de livros digitais, de qualquer área, que foram scaneados e podem ser visualizados gratuitamente de forma parcial ou completa, dependendo do título. Você pode incluisive montar sua biblioteca e consultar de outras pessoass!

Para começar o ano em dia com a leitura!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Lis Haddad



Nossa ex-aluna da Pós Graduação, Lis Haddad, é designer de joias e ouvires. Sua marca tem uma pegada lúdica e irreverente, que agrada qualquer mulher que aprecie joias. Suas  peças em prata ou ouro, podem receber novos materiais, como é o caso da última coleção com aplicações de ponto cruz  que ela aprendeu com a avó, e por isso mesmo leva seu nome em homenagem - Teresa.

Publicitária de formação, Lis largou tudo para se dedicar a carreira de designer de joias, na qual descobriu sua vocação.

Vagas UEMG para palestra internaciona

A ABEDESIGN – Associação Brasileira de Empresas de Design, regional MG e o SEBRAE-MG trarão a Belo Horizonte, no próximo dia 10 de fevereiro, a designer inglesa Catherine Dixon para uma palestra e estão sendo oferecidas 50 vagas para a UEMG.


PALESTRA “WORKING WITH WORDS”
Catherine Dixon, PhD
Professora da escola St. Martin College of Art and Design – Londres
10 de fevereiro às 17h30
Auditório do SEBRAE MG – Av. Barão Homem de Melo, 329, Nova Granada, Belo Horizonte
Catherine Dixon é designer, escritora e professora. Como designer freelance, desenvolveu capas para a premiada coleção "Great Ideas" da Penguin Books. Como escritora, contribuiu diversas vezes para a revista internacional de design Eye, trabalhou no aclamado website <http://www.publiclettering.org.uk>
É co-autora com Phil Baines do livro "Signs lettering in the environment". Palestra com frequência em conferências internacionais e organiza eventos de design, como o recente "Letterpress: Forward Thinking" na St. Bride Library em Londres. Ela também é professora de tipografia e design no Central Saint Martins College of Art & Design em Londres, onde obteve seu PhD e aprimora sua pesquisa sobre linguagens formais de lettering e forma dos tipos, assim como é co-curadora do arquivo fotográfico "Central Lettering Record". Ela está atualmente no Brasil por um ano como professora visitante da FAUUSP.

LinkedIn

Coordenadora do CEDGEM participa da SIMB, a Semana Internacional de Moda em Bogotá

A Coordenadora do CEDGEM, prof Bernadete Teixeira, foi convidada pela Universidade EAFIT da Colômbia para participar da Bogotá Fashion Week International, a SIMB, pela sigla em espanhol.

Buscando unir as cadeias de: Design , Vestuário, Calçados, Couros e Jóias, o evento pretende promover o aumento de negócios através da soma de esforços, estratégias, comunicação, investimento e outros, criando assim sinergias que permitam a construção de uma plataforma atraente para o público nacional e internacional no país.

Bernadete ministrará a palestra Pesquisa e Produção de Gemas e Jóias, uma experiência de interface natural, falando da experiência do CEDGEM e seus esforços para alcançar níveis equilibrados de feedback entre Projetos de Pesquisa e a Indústria Joalheira. Apresentará ainda, possibilidades para a inserção do design nos diversos níveis da cadeia, visando o desenvolvimento de um ciclo virtuoso de inovação, baseado em uma interface natural.

O SIMB acontece de 14 a 17 de fevereito, em Bogotá, Colômbia. Para mais informações acesse o site: http://www.semanainternacionaldelamodadebogota.com o setor produtivo. Fiquem atentos!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Reinício das Atividades Acadêmicas

Módulo ministrado pela Professora Giselle Hissa Safar

As atividades acadêmicas da ED começaram esta semana marcadas pelo entusiasmo das boas novas. O Plano de Gestão e Construção do novo Campus UEMG BH foi apresentado pelo Reitor da UEMG, prof. Dijon de Moraes e em seguida o prof Alonso Lamy mostrou a proposta arquitetônica do novo prédio da Escola de Design a ser construída até 2014.

Além disso, todo o corpo docente está em treinamento na programação da segunda edição do Projeto EducAção. A equipe do Núcleo Integrador de Práticas Pedagógicas procurou contemplar as sugestões dos professores na primeira edição do projeto, aplicando-as nos seguintes módulos:

A-Semiótica: perspectivas e percursos para abordar as linguagens visuais, com Prof. André Borges
B-Retrospectiva do Design no Século XX. com a Prof Giselle Hissa Safar
C-Tudo que você queria saber sobre legislação de pessoal na UEMG e não sabia a
quem perguntar, com a Prof. Maria Regina da Silva Barroso e equipe
D-Conexões Intersubjetivas, com a Prof Bernadete Teixeira
E- A propriedade intelectual do design, com Prof Heleno Polisseni
Na próxima semana acontece a Semana C, com programação especialmente elaborada para dar boas vindas aos alunos, principalmente os calouros, que terão oportunidade de conhecer todos os centros de pesquisa e instalações e estrutura da faculdade.

Sejam bem vindos de volta!