quarta-feira, 27 de junho de 2012

Joias de Titânio







Nem só de ouro, prata e platina vive a joalheria. Outros metais tão nobres quanto os já consagrados, clássicos e tradicionais vem, cada vez mais, sendo incorporados ao universo da joia.

Um que vem ganhando destaque é o titânio. E a fama do material é mais do que justificada. O metal é super resistente e pode perfeitamente ser trabalhado na joalheria. Além disso, traz a opção da variada gama de cores, indo do azul ao rosa, cores mais complexas de serem produzidas industrialmente no ouro. Com isso, traz um enorme potencial de inovação. Em contraste com gemas coradas, ou simplesmente puro, o titânio é uma excelente alternativa para dar asas à criatividade dos designers.

Os processos produtivos são um pouco mais complexos dos que os tradicionais na ourivesaria. Contudo, isto pode ser explorado como um elemento de valorização do design e do produto.

As joias que ilustram este post são da marca suíça Tarditi.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Aprovada a norma que padroniza o tamanho de anéis e alianças


O projeto de normatização das aneleiras e dos bastões de medida, uma iniciativa do IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com o SINDIJOIAS SP e a AJORIO - foi aprovado pela ABNT em abril de 2012.

A regra alinhou o Brasil com a Norma Internacional ISO 8653-1986, criando a NBR 16058-2012, motivo de comemoração para o País que contará com a padronização do diâmetro dos aros, anéis e alianças.        

A norma é um grande avanço, já que os instrumentos para a avaliação do diâmetro de anéis e alianças possuíam grande variação de espessura, dependendo da empresa que os produzia, o que resultava na desinformação do consumidor sobre o real tamanho das joias e bijuterias que desejavam adquirir. 

Com a nova regra, todos saberão ao certo o número de seus anéis e alianças, independente da marca escolhida, facilitando inclusive a compra por meio de catálogos ou da internet. “Sabemos que se o número ou tamanho que representa o diâmetro do anel for obtido por fórmula matemática nunca haverá possibilidade de alteração ou desvios”, pondera Aliomar Teixeira Nogueira, que presidiu a Comissão de Estudos e Medição de Anéis. 

Para a concepção da ideia, foi fundamental o apoio dos produtores de ferramentas, industriais e varejistas de joias representados pela Comissão. A implantação deverá ocorrer em até um ano, período para o cumprimento de todos os tramites da ABNT e adaptação das empresas produtoras das ferramentas.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Professor do CEDGEM é aprovado em Doutorado

A equipe do CEDGEM agora conta com mais um doutorando. O Professor Adriano Mol, foi aprovado na última semana, no Programa de Pós Graduação Strictu Sensu da REDEMAT com o tema "Avaliação da rugosidade superficial de quartzos lapidados e aspectos de qualidade da lapidação", sob orientação do  Prof. Dr. Fernando Lameiras do CDTN. Estamos orgulhosos! Parabéns!

terça-feira, 12 de junho de 2012

Joias abrilhantam o XV Grande Forró de Coronel Murta




O XV Grande Forró de Coronel Murta, aconteceu nos de 08 a 10 deste mês, uma animada e colorida festividade junina. 

A novidade desta edição foi a barraquinha onde foram expostos e comercializados os produtos desenvolvidos no Laboratório Itaporarte. A linha de joias, fruto da pesquisa do CEDGEM já premiada nacionalmente no Prêmio SEBRAE, continua sendo desenvolvida em parceria com os produtores locais, utilizando resíduos da mineração, aumentando a renda e melhorando a capacidade produtiva dos garimpeiros, lapidários e comerciantes do Vale do Jequitinhonha.