quarta-feira, 20 de março de 2013

Cris Dinardi e Mara Guerra | Designers Premiadas



As designers Cris Dinardi e Mara Guerra, foram finalistas do Prêmio Auditions 2012. O site da mineradora está disponibilizando a história da inspiração de cada joia selecionada no maior concurso de design de joias do Brasil. Na edição #3 temos a Peça Balangandã, que já se desdobrou em uma coleção comercial à venda na Talento Joias.


O nome Balangandã tem sua origem nas diversas peças em formatos de contas, figas, medalhas e outros que juntas formam um conjunto que pende de colar, broches e adornos corporais diversos. Cada peça é um amuleto. Seu nome se refere ao som dos objetos dependurados quando em movimento. Nos séculos XVIII e XIX, em dias de festa, era comum negras e mulatas usarem seus balangandãs com a intenção de sorte, lembranças, pedidos e proteção.

Criada pelas designers Cristiane Dinardi e Mara Guerra, Balangandã foi a joia finalista da Talento na categoria Prêmio AuDITIONS 2012 e revela a criatividade e nobreza de um trabalho excepcional. As designers afirmam que a diversidade do povo e da cultura brasileira foi ponto crucial para um resultado tão surpreendente.

Cris Dinardi é designer de Produto formada pela Escola de Design da UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais – e atua na área joalheira desde 2002, tendo trabalhado nas maiores empresas do país. Possui experiência no mercado nacional e internacional e com produção artesanal e industrial. Pósgraduada em Moda pela Universidade FUMEC, hoje trabalha na empresa Talento Joias, em Minas Gerais, desenvolvendo projetos de alta joalheria.

Mara Guerra é especialista em Design de Gemas e Joias pela UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais – e atua como pesquisadora do Centro de Estudos em Design de Gemas e Joias. Profissional com mais de 20 anos de experiência nas áreas de joalheria artesanal e industrial, já ministrou diversos treinamentos e atua em projetos de design e inovação social – aplicando e gerindo design em comunidades e em micro e pequenas empresas do setor joalheiro.

Outras histórias, de outras joias premiadas ainda serão mostradas por aqui. Fiquem atentos!

segunda-feira, 11 de março de 2013

Joias de fragmentos do Museu Guggenheim/NY

A postagem de hoje é uma dica da ex-aluna Andreia Salva.As joias em destaque foram produzidas com fragmentos da edificação do Guggenhein após sua restauração em 2007. Muito interessante como transformaram os caquinhos do edifício Frank Lloyd Wright em braceletes, aneis, brincos, entre outros, combinando as pedras com resina acrílica e base em prata. A coleção batizada de "Restoration rocks", foi criada por Cara Tilker para a celebrar os 50 anos do museu, uma ícone da arquiteura. Via: Guggenheim