terça-feira, 1 de dezembro de 2009

INAUGURADA A UNIDADE DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA UNIT Gemas e Jóias em Teófilo Otoni


A Unidade de Inovação Tecnológica /UNIT Gemas e Jóias foi implantada com recursos financeiros aportados pelo poder público, no âmbito federal por intermédio da FINEP/SEBRAE e na esfera estadual, pela FAPEMIG com a interveniência da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior/SECTES como uma ação do programa Pólo de Inovação do Norte e Nordeste de Minas Gerais integrada com o programa de Ensino Profissionalizante da Secretaria de Estado da Educação/SEE.
O projeto de dimensionamento, implantação e operacionalização da Unidade tem a coordenação da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais/CETEC e a parceria institucional do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear/CDTN, da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG, da Associação dos Comerciantes e Exportadores de Pedra/GEA e o envolvimento de empresas do Arranjo Produtivo Local/APL de Gemas e Artefatos de Pedra de Teófilo Otoni.
No dia 16/11/09, naquela localidade, contando com a presença do Vice-governador do Estado, do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Prefeita do Município, de políticos atuantes na região, presidentes das instituições de P&D parceiras do empreendimento e empresários do segmento, foi inaugurada a infra-estrutura da UNIT composta por um Núcleo de Coordenação, um Laboratório Gemológico, um Núcleo de Informação e Treinamento, e dois Núcleos de Produção-escola, sendo um de Lapidação e outro de Joalheria, com recursos mais avançados que os existentes na região.
Estratégia de atuação
A UNIT apoiará as atividades de inovação e de certificação de novos produtos, combinando tradição e modernidade, por meio da utilização de conhecimentos aplicados na criação e lançamento no mercado de linhas diferenciadas e com identidade regional.
Inicialmente, promoverá a modernização e o desenvolvimento de 05 empresas que compõem o primeiro grupo de produção nas dependências da Unidade, com vistas a melhoria da qualidade, da rentabilidade, da gestão e ainda da originalidade e da competitividade dos produtos no mercado globalizado, pela inserção do design, conferindo-lhes identidade regional e uma maior percepção pública, renovando-se e ampliando-se a variedade de produtos e dos mercados que lhes estão associados.
Foco das intervenções
Inovação tecnológica – pela articulação entre organizações empresariais e entidades de P&D estruturadas em uma Rede de Apoio Tecnológico à Inovação/REDATI Gemas e Jóias.
Inovação em processos - por meio de atividades conjuntas, mas respeitando-se as particularidades das empresas organizadas em grupos de produção.
Inovação em produto - envolvendo ações consensuadas e utilização de novas idéias, que são transformadas em um produto comercial, valorizando-se o que se faz na região de forma ágil e com pontualidade, buscando enfim a formação de uma cultura do valor agregado em contraponto à tradicional exportação de commodities.
A tendência é que este empreendimento cresça em importância para as atividades comerciais de pedras preciosas existentes na região, promovendo, implementando e gerando avanços tecnológicos e inovações para o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor, podendo este modelo ser reaplicado a outros Arranjos Produtivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário