quinta-feira, 28 de julho de 2011

Pulseira Arau | Lia Palleta

A designer Lia Palleta foi finalista do concurso da AJORSUL com a pulseira Arau, baseada em referências comuns da paisagem do Rio Grande do Sul.
A principal inspiração para representar a joia Gaúcha foi a Araucária, árvore comum no estado que representa a paisagem e o clima frio da região, tão característicos do estado.


A pulseira Arau não faz uso de fecho, se fixando ao pulso a partir de uma fina base (chapa de ouro) que permite ao usuário adaptar a pulseira, facilitando a produção e o uso, além de ser um detalhe que diferencia a joia. Em ouro amarelo polido 18k e citrino, gema comumente encontrada no estado do Rio Grande do Sul, a peça é um belo exemplo de produto com a cara brasileira.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Concurso cultural da Mafuá



A Mafuá é a marca de bijoux com banho de ouro das designers Naissa Zeh e Maíra Paiva. A dupla resolveu sortear uma pulseirinhada coleção charms. Para concorrer é preciso curtir a página de facebook da Mafuá  e responder através de comentário com foto a pergunta: "Como vocês preferem as pulseirinhas? No pulso sozinhas ou com relógio?"  A autora da melhor resposta e do look mais bacana vai ganhar uma pulseirinha de morceguinho. Importante: Só serão validadas a participação amigos da Mafuá que curtirem a página no Facebook.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Joia Urbana | Beth Leite







A designer Beth Leite desenvolve seu trabalho misturando materiais alternativos como madeira e couro à metais como prata e cobre e gemas brasileiras, criando joias cheias de expressão.  A criadora da marca Joia Urbana está prestes a se tornar Especialista em Design de Gemas e Joias pela Pós Graduação da UEMG. O curso só vem complementar seu talento e sua criatividade . Para entrar em contato utilize o email comercial@joiaurbana.com.br ou o telefone (31) 2127-1351.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Ciranda Acessórios

Ciranda é uma marca de acessórios femininos criada por Lia Paletta e André Mol, ambos ex-alunos da UEMG.


Pensando em clientes que desejam muita diversão, alegria e bom humor, a primeira coleção da dupla entra no mercado com o tema Summer Time e através do uso de acrílico, leva as flores, as praias, as tempestades de verão e é claro, o sol para seus clientes durante todo o ano.

São anéis, brincos, pulseiras e colares produzidos com o corte a laser de chapas de acrílicos que se transformam em acessórios coloridos e bem-humorados.

Para comprar é só visitar o blog e ver as instruções.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Loja Virtual WALLACE BARROS®



O designer e professor da nossa Pós Graduação, Wallace Barros, acaba de lançar sua Loja Virtual. A marca que leva sua assinatura ficou famosa pela inovação de uso das joias e nos materiais. Wallace é um designer múltiplo que extrapola as fronteiras e se arrisca no design de móveis e no surface design, com exímia maestria, aliás. Para que não conhecia seu trabalho pode saber mais aqui ou na própria loja.

Postado por Maíra Paiva
WALLACE BARROS CONVIDA from WALLACE BARROS on Vimeo.

Inspiração para ilustradores, designers e decoradores

Passeando pelo it-blog Cupcakes and Cashemere, de Emily Schuman vi estas gravuras com ilustrações de gemas preciosas e decidi compartilhar aqui. Afinal, amantes de joias com certeza apreciarão esta dica, seja para emolduram em quadrinhos ou até mesmo iniciar uma coleção.

Emily comprou as dela numa viagem como souvenir, mas designers, ilustradores e decoradores podem aproveitar o dom para criar imagens próprias.

Postado por Maíra Paiva

Joias habitam partes inusitadas

Os anéis-unha ou luvas-anel são propostas diferentes para enfeitar as mãos. Algumas versões foram inclusive feitas em platina, ouro e diamantes. Mas será que a moda pega?

Via: Passarela Riachuelo, dica da Mareh
Postado por Maíra Paiva

terça-feira, 12 de julho de 2011

Materiais alternativos, Joias Provocativas




As criações de Kerry Howley, colares feitos com cabelos humanos, têm sido expostos em diversos lugares, como o "Business Design Center". A grande pergunta é até que ponto materiais alternativos podem ser elevados ao status de joias? Na minha opinião, reconheço todo o mérito e a dificuldade de se trabalhar com esta matéria prima para tramar rendas tão elaboradas, contudo não gosto da ideia de cabelos, ossos, dentes cariados e outras matérias "humanas" para joalheria. Acho meio mórbido. Mas é só a minha opinião pessoal. E a sua?
Maíra Paiva

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Visita técnica à BQZ

Nesta última quarta-feira, os professores Adriano Mol e Maíra Paiva acompanharam a turma de Pós Graduação em Design de Gemas e Joias em visita técnica à BQZ, uma empresa especializada em soluções tecnológicas e de suprimentos para o processo produtivo das indústrias do ramo joalheiro.


A turma pôde conferir um mini curso voltado para as especificidades da prototipagem rápida aplicada à joalheria, conhecer as máquinas disponíveis e visitar toda a fábrica, aprendendo como funciona desde a montagem do maquinário até a fundição de peças, incluindo aquelas com pré-cravação de brilhante ou zircônia. Ao final da visita, a empresa ainda ofereceu um delicioso lanche.

Nosso agradecimento à toda equipe BQZ pela gentil disponibilidade e abertura, em especial Lucas e Viviane que nos acompanharam durante a tarde.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Copa do Mundo Gera Negócios

A Copa do Mundo em 2014 trará centenas de milhares de turistas para as capitais que sediarão os jogos. Você designer ou sua marca estão preparados para esta oportunidade? Para entender melhor o cenário,  o Sebrae trará nesta quarta-feira uma palestra.

Nós exercitamos na Pós Graduação em Design de Joias (matrículas abertas) a criação de joias souvenir para o contexto. Um dos exemplos dos trabalhos é o da aluna Karen Rodrigues:

"Baseada nas belezas naturais e na musicalidade do Clube da Esquina. Os detalhes intrínsecos na peça podem ser observados pelas curvas que representam a Serra do Curral e a Lagoa da Pampulha. O formato do tradicional violão, instrumento utilizado na criação de diversas músicas, lembrança ativa no coração de muitos que participaram daquela época de poesia no coração da cidade."

Aos poucos mostrarei mais resultados dos trabalhos aqui. Tivemos uma diversidade de propostas muito interessante, assim como nosso país e sua miscelânea cultural. Foi um excelente exercício de criatividade.

Parabéns à todos!
Prof Maíra Paiva