segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

10 Melhores Livros de Design de Produto!

Boas vindas à todos os alunos! Este post é dedicado aos calouros! Como "novatos" que são, ainda há muita coisa para aprender. E aqui está um bom começo. O blog Chocoladesign soltou uma lista dos 10 melhores livros sobre design na opinião da professora Cláudia Facca. São livros muito interessantes e vale a pena compartilhar aqui. Vamos à seleção?

A Arte da Inovação (Tom Kelley)

Este livro fala sobre a bem-sucedida IDEO, empresa norte-americana que projetou produtos como o mouse da Apple e o Palm Pilot V. Contando histórias divertidas, mostra como as equipes da empresa mergulham em todos os aspectos de um projeto. São apresentadas etapas para a resolução de problemas, tais como: observar o comportamento dos consumidores; fazer brainstorm, construir diversos protótipos; estabelecer prazos; incentivar o clima de flexibilidade e companheirismo; não buscar a perfeição, mas o suficientemente bom.

Das Coisas Nascem Coisas (Bruno Munari)

Neste livro clássico sobre metodologia de projetos são apresentados alguns pequenos problemas e outros mais complexos, sempre tendo em vista o que se deve fazer para resolvê-los. O leitor encontrará exemplos ao alcance de todos que tiverem o bom senso de fazer face aos problemas reais, aqueles que aparecem normalmente. O conhecimento do método de projetar, de como se faz para construir ou conhecer as coisas, é um valor liberatório: é um ‘faça você mesmo’.

Design Basics: From Ideas to Product (Gerhard Heufler)

Este livro explora uma vasta área, traçando a história do design de suas raízes, proporcionando uma perspectiva para o futuro, e descrevendo as funções abrangentes de produtos, processos de design complexo e teorias fundamentais com estudos de casos ilustrativos. É uma introdução concisa ao design industrial.


Design: História, Teoria e Prática do Design de Produtos (Bernhard E. Burdek)

Obra básica do design de produtos, é indispensável para estudantes, designers profissionais e interessados em geral. Define a história e a orientação atual do design e transmite as bases principais da teoria e da metodologia do design. Descreve o significado crescente do design nos principais países da Europa, das Américas e da Ásia, por meio de diversos exemplos da prática e do desenvolvimento do design corporativo e estratégico atual, passando pelo design de interface/interação até o design humano.

Design Secrets: Products (IDSA)

Esta série coloca o leitor dentro do intrigante processo de design. Ao contrário de outros livros de design que mostram apenas o produto final, esta coleção apresenta os projetos de design em detalhe, desde a concepção até a conclusão, e todas as etapas intermediárias, temperadas com as ideias e inspirações dos designers.

Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias (Tim Brown)

Este livro introduz a ideia de Design Thinking, um processo colaborativo que usa a sensibilidade e a técnica criativa para suprir as necessidades das pessoas não só com o que é tecnicamente visível, mas com uma estratégia de negócios viável. Em resumo, o Design Thinking converte necessidade em demanda. Este não é um livro de designers para designers, mas é uma obra para líderes criativos que estão sempre em busca de alternativas viáveis, tanto funcional quanto financeiramente, para os negócios e para a sociedade.

O Design do dia a dia (Donald A. Norman)

Um best-seller nos Estados Unidos, esta obra clássica sobre os aspectos cognitivos do design contém exemplos de bons e maus designs e apresenta regras simples que os designers podem usar para melhorar a usabilidade de objetos tão diversos como carros, computadores, portas e telefones.


Princípios Universais do Design (William Lidwell, Jill Butler, Kristina Holden)

Um dos primeiros guias de referência interdisciplinar da área. Livro ilustrado e fácil de consultar que combina explicações claras e exemplos visuais de 125 conceitos relacionados ao design, à psicologia, à engenharia e à arquitetura, onde os leitores ampliarão o conhecimento sobre temas instigantes e essenciais à criação.


Product Design and Development (Karl T. Ulrich, Steven D. Eppinger)

Este livro trata de design contemporâneo e questões de desenvolvimento, tais como identificar as necessidades do cliente, design para a fabricação, prototipagem e design industrial. Apresenta de forma clara e detalhada um conjunto de técnicas de desenvolvimento de produto destinadas a reunir o marketing, o design, a fabricação e demais funções da empresa. Os métodos de integração apresentados no livro facilitam a resolução de problemas e tomada de decisão entre as pessoas com diferentes perspectivas disciplinares, o que reflete a indústria atual no sentido de projetar e desenvolver produtos em equipes multifuncionais.

Projeto de Produto: Guia prático para o design de novos produtos (Mike Baxter)

Apresenta uma metodologia de projeto de produto orientado para as necessidades do consumidor e do mercado. A sua abordagem é bastante prática, com os principais conceitos organizados em forma de “ferramentas” para serem utilizados como produtos simples, encomendados por instrumentos durante a atividade de projeto.

No final do artigo, Cláudia dá uma boa sugestão: consultas ao Google Books onde é possível encontrar uma variedade incrível de livros digitais, de qualquer área, que foram scaneados e podem ser visualizados gratuitamente de forma parcial ou completa, dependendo do título. Você pode incluisive montar sua biblioteca e consultar de outras pessoass!

Para começar o ano em dia com a leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário