O projeto de normatização das aneleiras e dos bastões de medida, uma iniciativa do IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com o SINDIJOIAS SP e a AJORIO - foi aprovado pela ABNT em abril de 2012.
A regra alinhou o Brasil com a Norma Internacional ISO 8653-1986, criando a NBR 16058-2012, motivo de comemoração para o País que contará com a padronização do diâmetro dos aros, anéis e alianças.
A norma é um grande avanço, já que os instrumentos para a avaliação do diâmetro de anéis e alianças possuíam grande variação de espessura, dependendo da empresa que os produzia, o que resultava na desinformação do consumidor sobre o real tamanho das joias e bijuterias que desejavam adquirir.
Com a nova regra, todos saberão ao certo o número de seus anéis e alianças, independente da marca escolhida, facilitando inclusive a compra por meio de catálogos ou da internet. “Sabemos que se o número ou tamanho que representa o diâmetro do anel for obtido por fórmula matemática nunca haverá possibilidade de alteração ou desvios”, pondera Aliomar Teixeira Nogueira, que presidiu a Comissão de Estudos e Medição de Anéis.
Para a concepção da ideia, foi fundamental o apoio dos produtores de ferramentas, industriais e varejistas de joias representados pela Comissão. A implantação deverá ocorrer em até um ano, período para o cumprimento de todos os tramites da ABNT e adaptação das empresas produtoras das ferramentas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário