quarta-feira, 20 de março de 2013
Cris Dinardi e Mara Guerra | Designers Premiadas
As designers Cris Dinardi e Mara Guerra, foram finalistas do Prêmio Auditions 2012. O site da mineradora está disponibilizando a história da inspiração de cada joia selecionada no maior concurso de design de joias do Brasil. Na edição #3 temos a Peça Balangandã, que já se desdobrou em uma coleção comercial à venda na Talento Joias.
O nome Balangandã tem sua origem nas diversas peças em formatos de contas, figas, medalhas e outros que juntas formam um conjunto que pende de colar, broches e adornos corporais diversos. Cada peça é um amuleto. Seu nome se refere ao som dos objetos dependurados quando em movimento. Nos séculos XVIII e XIX, em dias de festa, era comum negras e mulatas usarem seus balangandãs com a intenção de sorte, lembranças, pedidos e proteção.
Criada pelas designers Cristiane Dinardi e Mara Guerra, Balangandã foi a joia finalista da Talento na categoria Prêmio AuDITIONS 2012 e revela a criatividade e nobreza de um trabalho excepcional. As designers afirmam que a diversidade do povo e da cultura brasileira foi ponto crucial para um resultado tão surpreendente.
Cris Dinardi é designer de Produto formada pela Escola de Design da UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais – e atua na área joalheira desde 2002, tendo trabalhado nas maiores empresas do país. Possui experiência no mercado nacional e internacional e com produção artesanal e industrial. Pósgraduada em Moda pela Universidade FUMEC, hoje trabalha na empresa Talento Joias, em Minas Gerais, desenvolvendo projetos de alta joalheria.
Mara Guerra é especialista em Design de Gemas e Joias pela UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais – e atua como pesquisadora do Centro de Estudos em Design de Gemas e Joias. Profissional com mais de 20 anos de experiência nas áreas de joalheria artesanal e industrial, já ministrou diversos treinamentos e atua em projetos de design e inovação social – aplicando e gerindo design em comunidades e em micro e pequenas empresas do setor joalheiro.
Outras histórias, de outras joias premiadas ainda serão mostradas por aqui. Fiquem atentos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário