quinta-feira, 19 de maio de 2011

Curiosidade: Minas



Recebemos um email da aluna da pós, Nina Lima, compartilhando um dado bastante interessante.* O tamanho das escavações produzidas para a extração mineral.

O considerado como maior buraco do mundo está localizado em Mirna, na Sibéria. Seu diâmetro é de 1.25 quilômetros e sua profundidade de 525 metros, sendo uma das maiores minas de diamante do mundo. A diferença de pressão barométrica existente entre o fundo da mina e sua saída, foi responsável por diversos acidentes com helicópteros e aviões de pequeno porte, que foram literalmente sugados para dentro do buraco. Atualmente os vôos sobre a mina são expressamente proibidos.


Para se ter uma idéia da profundidade do buraco russo, um caminhão leva em média 2 horas para descer até sua base. Em sua jornada utiliza uma estrada em formato de caracol que contorna as paredes do buraco. Por se localizar em uma área muito fria, ligeiramente abaixo do círculo polar Ártico, a temperatura no interior da mina é da ordem -45ºC.



Outra:
 
 
Se encontra nos Estados Unidos e é considerado, ao menos pelos norte-americanos, como o maior buraco da face da Terra. Situada no Estado de Utah, a mina de cobre de Kennecott's Bingham tem, segundo seus proprietários, nada menos que 4 mil metros de diâmetro por 1200 metros de profundidade e desde sua história, já retirou de dentro da terra pelo menos 17 milhões de toneladas de cobre. A mina é tão grande que pode ser vista facilmente da Estação Espacial Internacional, ISS, quando cruza os EUA.


Em busca do precioso metal, a mina continua sendo escavada, e até 2015 terá 1360 metros de profundidade.

* A fonte é desconhecida, caso alguém saiba, basta nos informar que citaremos o devido crédito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário