quinta-feira, 12 de maio de 2011

Rio ICA Congress impulsiona setor de gemas e joias

Abertura do congresso com a participação do presidente da ICA, Wilson Yuen e do presidente do IBGM, Hécliton Santini


O futuro do setor de gemas coradas e uma avaliação do mercado atual foi a tônica do debate dos mais importantes representantes de instituições e empresas do mercado joalheiro do mundo, durante o ICA Congress Brazil, realizado no Rio de Janeiro, no Hotel Sofitel Copacabana.

O congresso, com o tema “Ética na Mineração e Comércio Justo”, realizado pela ICA - Associação Internacional de Gemas Coloridas e pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos, reuniu cerca de 300 congressistas de 29 países. O próximo congresso acontecerá na Índia em 2013.


O presidente do IBGM, Hécliton Santini, considerou o congresso um sucesso. “Recebemos representantes da Índia, Japão, Tailândia, Hong Kong, Estados Unidos, Europa e principalmente, da China”, destaca. Segundo Santini houve um debate de temas relevantes, que precisam continuar a ser abordados até que haja um compasso mundial em relação ao comércio legal. “O governo precisa legislar de forma correta e os empresários precisam agir de forma correta, embasado nas leis, o que será decorrência desse debate contínuo sobre o tema”, analisa Santini.

Durante congresso também aconteceu a Brazil Gem Fair, que contou com a exposição de gemas e joias brasileiras, a exemplo de pedras como turmalina, berilo, topázio imperial, alexandrita, rubelita, ametista, crisoberilo, esmeralda e água-marinha. A feira proporcionou uma amostra importante do que é produzido no Brasil e houve um estabelecimento de várias oportunidades de negócios, que beneficiam toda a cadeia, principalmente, com compradores internacionais.

O congresso contou com a presença de importantes nomes como o presidente da ICA, Wilson Yuen; o presidente do conselho administrativo do IBGM, Hugo Büner; a vice-presidente do conselho administrativo do IBGM, Carla Pinheiro; o presidente da ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos, Maurício Borges; o presidente da World Diamond Council, Eli Izbakoff; o presidente da CIBJO – World Jewellery Confederation, Gaetano Cavalieri; o presidente da Gem and Jewellery Associations of China, Feng Min Sun; o presidente do ICA Congress, Clement Sabbagha; vice-secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, Dulce Angela; o CEO da Responsible Jewellery Council, Michael Era; e do respresentante da Thailand Gem and Jewellery Council, Anthony Brooke.

O evento contou com apoio da ApexBrasil – Agência Brasileira de Exportações e Investimentos e patrocínio do Sebrae e dos Sistema Firjan e Fecomércio-RJ.
 
O professor Adriano Mol representou o CEDGEM no evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário