quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Através de textos, gravuras históricas, quadros e fotografias, livro desvenda o universo da joalheria crioula


As "joias de crioula" são consideradas exemplo de uma joalheria tipicamente brasileira, guardando todas as características da mais genuína arte da terra, são ainda símbolo da resistência de um povo e de sua contribuição para a construção da identidade do país.

Em busca de informações sobre essas joias, a ourives Laura Cunha e o fotógrafo Thomas Milz percorreram o Brasil, desde museus a coleções particulares, em busca das peças mais significativas, pelo uso e pela arte. A compilação destes achados se transformaram ee agora apresentam no livro Joias de Crioula (Ed. Terceiro Nome, 204 páginas, bilíngue).

Os autores
Desde a década de 90, Laura Cunha pesquisa a confecção, o uso e os significados de joias e adereços no Brasil colônia. Formada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), cursou ourivesaria na Alemanha entre 2001 e 2004. Atualmente é professora de técnicas de joalheria e design em São Paulo e dedica-se à produção artística de joias.

Fotógrafo e jornalista alemão, Thomas Milz é formado em Ciências Políticas e História Latino-americana pela Universidade de Colônia, na Alemanha. Desde 2002 faz cobertura sobre o Brasil a partir de São Paulo para diversas mídias alemãs. É co-organizador do livroO Brasil dos Correspondentes.

Joias de Crioula (Jewelry of the Brazilian Crioula)de Laura Cunha (texto) e Thomas Milz (fotos)
204 páginas 28 x 28 cm - ISBN 978-85-7816-078-4s
Editora Terceiro Nome - R$ 110,00 - edição bilíngue
www.terceironome.com.br
fotos:Thomas Milz / divulgação




Adaptado de JoiaBr

Nenhum comentário:

Postar um comentário