sábado, 19 de novembro de 2011

Lançamento de Livro sobre Recursos Minerais e Sustentabilidade territorial

Acontecerá em Brasília o lançamento do livro em que serão publicados os artigos sobre a implantação da "Grande Mina em Conceição do Mato Dentro", da equipe da Professora Denise Pereira* e também do "APL de Gemas e Joias de Teófilo Otoni",  de Liliane Oliveira Guimarães**.

O artigo O  projeto Minas-Rio  o desafio do desenvolvimento territorial integrado e sustentado: a grande mina em Conceição do Mato Dentro (MG) faz parte dos estudos do Laboratório de Cenários Socioambientais em Municípios com Mineração (extensão e pesquisa), coordenado por Denise de Castro Pereira, com a consultoria de Luzia Costa Becker.

Trajetória e governança do arranjo produtivo local de gemas e artefatos de pedras do Vale do Jequitinhonha e Mucuri em Minas Gerais: uma análise preliminar, é de autoria de Liliane de Oliveira Guimarães (PUC MG) e Camila Cristina de Paula Pereira (PUC-MG), doutoranda do Programa de Doutorado em Administração.
 
 
Com esse trabalho, os pesquisadores esperam contribuir com reflexões, críticas e proposições a respeito dos arranjos para a coexistência com a economia mineral em municípios de Minas. Principalmente, apontar as fragilidades do papel do Estado no gerenciamento político da sustentabilidade do desenvolvimento e a grave situação dos atingidos diretos e simbólicos nesse processo.

*Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - IFCS/PPGSA - (2008). Graduação e Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - FACE/CEPEAD. Professora Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Experiências na área de Administração, com ênfase nos seguintes temas: gestão de empresas; gestão de cidades; organizações, sociedade e meio ambiente; organização do trabalho; inovações técnico-organizacionais e estratégias gerenciais. Compõe o Grupo de Pesquisa Soiciedade e Meio Ambiente.

** Doutora em ADM e professora do programa de Pós-graduação em ADM da PUC Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário