terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Prêmio IDEA

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Cobertura do Seminário

Com três exposições de joias e palestra de encerramento do joalheiro Manoel Bernardes, o Seminário de Gemologia e Design aconteceu na semana passada. Integrando o setor joalheiro, teve a participação de professores, estudantes e profissionais da área.

Design & Inovação

sábado, 19 de novembro de 2011

2o. Seminário de Gemologia e Design de Gemas e Joias


Temos o prazer de convidá-lo para o 2o. Seminário de Gemologia e Design de Gemas e Joias, que acontecerá nos dias 22 e 23 de novembro de 2011, na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais.


Este evento se apresenta como uma oportunidade tanto para a divulgação de trabalhos na área como para cooperação interinstitucional, mecanismo importante para a troca de conhecimentos e desenvolvimento de atividades integradas.

Atenciosamente,
Bernadete Teixeira
Equipe II Seminário de Gemologia e Design de Gemas e Joias
www.ed.uemg.br/2sdgem

Lançamento de Livro sobre Recursos Minerais e Sustentabilidade territorial

Acontecerá em Brasília o lançamento do livro em que serão publicados os artigos sobre a implantação da "Grande Mina em Conceição do Mato Dentro", da equipe da Professora Denise Pereira* e também do "APL de Gemas e Joias de Teófilo Otoni",  de Liliane Oliveira Guimarães**.

O artigo O  projeto Minas-Rio  o desafio do desenvolvimento territorial integrado e sustentado: a grande mina em Conceição do Mato Dentro (MG) faz parte dos estudos do Laboratório de Cenários Socioambientais em Municípios com Mineração (extensão e pesquisa), coordenado por Denise de Castro Pereira, com a consultoria de Luzia Costa Becker.

Trajetória e governança do arranjo produtivo local de gemas e artefatos de pedras do Vale do Jequitinhonha e Mucuri em Minas Gerais: uma análise preliminar, é de autoria de Liliane de Oliveira Guimarães (PUC MG) e Camila Cristina de Paula Pereira (PUC-MG), doutoranda do Programa de Doutorado em Administração.
 
 
Com esse trabalho, os pesquisadores esperam contribuir com reflexões, críticas e proposições a respeito dos arranjos para a coexistência com a economia mineral em municípios de Minas. Principalmente, apontar as fragilidades do papel do Estado no gerenciamento político da sustentabilidade do desenvolvimento e a grave situação dos atingidos diretos e simbólicos nesse processo.

*Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - IFCS/PPGSA - (2008). Graduação e Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - FACE/CEPEAD. Professora Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Experiências na área de Administração, com ênfase nos seguintes temas: gestão de empresas; gestão de cidades; organizações, sociedade e meio ambiente; organização do trabalho; inovações técnico-organizacionais e estratégias gerenciais. Compõe o Grupo de Pesquisa Soiciedade e Meio Ambiente.

** Doutora em ADM e professora do programa de Pós-graduação em ADM da PUC Minas.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Lançamento Coleção Vitral



A aluna Beth Leite, designer da Joia Urbana, acaba de lançar a coleção Vitral. São maxi-colares cortados à laser, trabalhando com as cores na interefência da luz. Na loja virtual tem várias opções. vale a visita!

Concurso Cultural Design na Cozinha






A Tramontina está promovendo um concurso cultural interessante para quem gosta de cozinhar e ainda tem talento para desenhar.  Para participar basta criar uma estampa para a nova linha de frigideiras da Tramontina e torcer para ser escolhido. As cinco melhores propostas irão para voto popular no site do concurso e a melhor terá sua estampa produzida de verdade! Lembrando que não se trata de Prêmio de Design, mas de Concurso cultural. O vencedor ganhará vários produtos da Tramontina como premiação.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Através de textos, gravuras históricas, quadros e fotografias, livro desvenda o universo da joalheria crioula


As "joias de crioula" são consideradas exemplo de uma joalheria tipicamente brasileira, guardando todas as características da mais genuína arte da terra, são ainda símbolo da resistência de um povo e de sua contribuição para a construção da identidade do país.

Em busca de informações sobre essas joias, a ourives Laura Cunha e o fotógrafo Thomas Milz percorreram o Brasil, desde museus a coleções particulares, em busca das peças mais significativas, pelo uso e pela arte. A compilação destes achados se transformaram ee agora apresentam no livro Joias de Crioula (Ed. Terceiro Nome, 204 páginas, bilíngue).

Os autores
Desde a década de 90, Laura Cunha pesquisa a confecção, o uso e os significados de joias e adereços no Brasil colônia. Formada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), cursou ourivesaria na Alemanha entre 2001 e 2004. Atualmente é professora de técnicas de joalheria e design em São Paulo e dedica-se à produção artística de joias.

Fotógrafo e jornalista alemão, Thomas Milz é formado em Ciências Políticas e História Latino-americana pela Universidade de Colônia, na Alemanha. Desde 2002 faz cobertura sobre o Brasil a partir de São Paulo para diversas mídias alemãs. É co-organizador do livroO Brasil dos Correspondentes.

Joias de Crioula (Jewelry of the Brazilian Crioula)de Laura Cunha (texto) e Thomas Milz (fotos)
204 páginas 28 x 28 cm - ISBN 978-85-7816-078-4s
Editora Terceiro Nome - R$ 110,00 - edição bilíngue
www.terceironome.com.br
fotos:Thomas Milz / divulgação




Adaptado de JoiaBr

Professores e alunos da Escola de Design prestam homenagem ao professor Romeu Dâmaso


Professores e alunos da Escola de Design se reuniram hoje para prestar uma homenagem ao professor Romeu Dâmaso de Oliveira. Em sinal de luto foi colocado uma faixa preta cobrindo parte do Edifício.

Esta foi uma maneira de demonstrar todo o pesar que ficou com a perda de um grande mestre, parte da história da Escola de Design. Professor, amigo, incentivador, inspirador que dedicou grande parte de sua vida trabalhando para o reconhecimento e valorização do design para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais.
Romeu Dâmaso de Oliveira admirado por aqueles que tiveram a grata oportunidade de conviver com ele, receber suas críticas e palavras de incentivo. Estes sabem perfeitamente do amor e dedicação que empenhava na coordenação do Centro Design Empresa, na D. Incubadora de Empresas de Design e durante suas aulas calorosas e entusiasmadas e, especialmente, nas visionárias reuniões para apresentar propostas e projetos.

Obrigada Romeu por sua contribuição durante todos esses anos e por sua presença amiga. Tenha certeza de que sua luta e seus projetos terão continuidade com o mesmo afinco e entusiasmo que dedicou a eles.

Homenagem ao Professor e mestre Romeu Dâmaso

Fonte - Equipe Gestora D.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

ESMALTAÇÃO PARA CERÂMICA ARTÍSTICA E SEMI-INDUSTRIAL na UFSJ

Estão abertas as inscrições para o concurso público docente na área de MOLDAGEM E ESMALTAÇÃO PARA CERÂMICA ARTÍSTICA E SEMI-INDUSTRIAL na UFSJ
(vide edital: http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/diapa/2011/CPD079DAUAP.pdf )



Conteúdo do concurso:
1 Moldes de gesso: preparo do gesso, confecção de formas de gesso de mais de 3 tacelos
2 Formulação, preparação e avaliação de barbotinas
3 Processos de conformação por prensagem e colagem
4 Conhecimentos teóricos e práticos sobre queima da cerâmica: tipos de queima, preparo e
condução de uma queima de biscoito e de esmalte (baixa e alta temperaturas)
5 Noções de construção, estrutura e funcionamento de diferentes tipos de fornos utilizados
para a cerâmica de estúdio
6 Noções de queimas alternativas
7 Conhecimentos teóricos e práticos de formulação e aplicação de vidrados cerâmicos

Mais informações: (32) 3373-3967

Dica da Michelle Nicodemus

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Café com Negócios | Incubadora de Empresas e Negócios de Design



Aconteceu hoje o terceiro Café com Negócios, para apresentação do novo posicionamento estratégico da incubadora. Na ocasião, foram apresentadas as novas diretrizes pelos professores Romeu Dâmaso e Samantha Cidaley e divulgado o catálogo sobre a trajetória e os resultados do projeto que teve início em 2002 e já movimentou mais de 1,6 milhões de reais, gerando 40 novos postos de trabalho e reconhecido e consagrado com mais de 50 premiações nacionais e internacionais.
Finalizando o evento, foi lançado o Programa de Sensibilização e Seleção de Negócios, através de um workshop de Negócios de design. Com o tema "idéias criativas", o workshop será dividido em vários módulos e estará aberto para alunos graduados em 2010, 2011 e 2012. Em breve a equipe gestora da incubadora divulgará os editais.
O Cedgem deseja sucesso ao empreendimento e parabeniza a Incubadora pela iniciativa.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Joias para profissões

A Corsage acaba de lançar uma nova linha de pingentes de profissões. São joias modernas em ouro amarelo fosco, que trazem elementos simbólicos (e divertidos) de cursos universitários, como Medicina, Direito, Odontologia, Publicidade, Design, Fisioterapia, entre vários outros.

Os pingentes podem ser usados em gargantilhas, pulseiras e até no celular. Ótima ideia para um presente de formatura!
Fonte: JoiaBR, dica da Mareh

Joias entram no radar da nova classe média


Máquina de lavar roupa, celular e computador. Com a lista de primeiras necessidades satisfeitas, a classe C está agora mirando o segmento de joalheria. A tendência foi confirmada durante a 53ª Feninjer - Feira Nacional da Indústria de Joias, Relógios e Afins, realizada este mês, em São Paulo, que apresentou inúmeros lançamentos destinados a essa faixa econômica. "A joia entrou no universo aspiracional dessa classe social, que além de mais poder aquisitivo está com mais acesso à educação e à informação", diz Hécliton Santini Henriques, presidente do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM).
De acordo com o Instituto Data Popular, a nova classe média brasileira é composta por 102,6 milhões de pessoas (53% da população), com renda total de R$ 815 bilhões. Em 2002, essa fatia da população era responsável por 26% dos gastos dos brasileiros. Hoje, responde por mais de 40% desse total. Em diversos setores, como cosméticos e utensílios domésticos, a soma dos desembolsos da classe C já supera a das classes A e B.
Com mais dinheiro no bolso, esse consumidor - cuja renda domiciliar vai de R$ 1.530 a R$ 5.100 - pode pensar em trocar a aliança de casamento, em presentear a filha de 15 anos com um colar de pérolas ou agradar a esposa com um solitário de brilhante. "Percebemos esse crescimento do segundo semestre de 2010 pra cá. E vemos que esse consumidor não está apenas atrás de bons preços e de facilidade para pagar. Ele procura qualidade", afirma Sergio Iorio, diretor-presidente do grupo Seven, fabricante de joias de São José do Rio Preto (SP), com 32 anos de mercado.
Mas como atender esses novos clientes justamente no momento em que o ouro tem a sua cotação cada vez mais inflacionada? Com tecnologia, diz Iorio. Graças a novas máquinas, que permitem o corte do ouro a laser, por exemplo, hoje é possível fazer peças vistosas, porém com menos gramas do metal, que triplicou de preço nos últimos dois anos. "O anel pode ter a mesma largura, porém é feito com uma chapa mais fina", acrescenta.
O processo mais moderno também torna possível criar efeitos nas peças para garantir o brilho com um número menor de brilhantes. "Porque não tem jeito, o diamante é a pedra mais desejada em todas as classes", diz Iorio. Entre os lançamentos recentes da Seven que mais venderam estão solitários com diamantes de 25 pontos - que chegam ao consumidor final por volta dos R$ 3 mil.
Segundo Regina Machado, consultora de tendências do IBGM, entre as peças que mais agradam ao consumidor da classe C estão as medalhas com imagens religiosas e modelos clássicos, como o solitário e a aliança de diamantes. "Esse é um luxo da inclusão. Muitas vezes, essas pessoas estão comprando a primeira joia de família. Então, elas começam pelos clássicos", diz Regina.
Outras peças que fazem sucesso são os pingentes em forma de bonecos - que remetem aos filhos - e as pérolas. "Chamamos isso de 'joalheria do afeto', pois são peças com grande valor simbólico e com estilo eterno", diz Regina. De acordo com a consultora, o ouro amarelo é o preferido do consumidor da classe C, "por conta de seu brilho solar, sua tradição e promessa de permanência. Para ele, esse é um luxo que não vira lixo."
Especializada nas classes C e D, e com 30 anos de mercado, a Cecy Joias, de São Paulo, comemora o bom desempenho do segmento. "A ascensão da classe C tem permitido atravessar as constantes altas do ouro sem crise", diz André Rodrigues Oliveira, diretor da Cecy Joias. "O consumidor dessas faixas sociais é fiel e bom pagador", acrescenta o empresário. Mas não se pode dormir no ponto. "Precisamos continuar a instigar os fabricantes e os lojistas, para não perdermos mercado para outros artigos, como os smartphones", afirma Oliveira. "Uma das formas de evitar isso é investir constantemente em design."
Espécie de "porta de entrada" para o mundo das joias, o segmento de folheados a ouro também percebeu o potencial da nova classe média. "Comecei focando a classe A, mas logo vi que não poderia deixar de atender o cliente da classe C, pois ele é vaidoso e quer andar na moda", diz Maria Dolores Gasparin, designer e proprietária da grife de bijuterias e folheados de mesmo nome, com sede em Curitiba. Para cair no gosto do novo consumidor, Maria Dolores aposta em peças cheias de detalhes, matéria-prima de qualidade e design original. "Esses clientes são exigentes."
Além do mercado interno, as vendas do setor para outros países também cresce. O valor global das exportações de gemas, joias e metais preciosos atingiu US$ 865 milhões no primeiro quadrimestre de 2011 - 26% a mais que no mesmo período no ano passado. O maior responsável pelo volume exportado é o ouro. Com esse resultado, o IBGM estima que o recorde estabelecido para as exportações em 2012, de US$ 3 bilhões, será atingido ainda este ano. Em 2010, o Brasil exportou cerca de US$ 2 bilhões. As exportações de joias de ouro, folheadas e bijuterias cresceram 6%, 12% e 7%, respectivamente. As pedras preciosas lapidadas apresentaram expansão de 40% e foram enviadas sobretudo para Hong Kong e China.
Retirado na íntegra do valor econômico

Roberto Staino cria coleção de joias contemporâneas





O jornalista e autor de joias, Roberto Staino, também tem no currículo vários curta metragens. Para aproximar essas paixões, Staino criou a coleção Cinema Novo, baseada no cinema película, com o olhar voltado para o futuro. "A ideia é demonstrar que nada é para sempre e que dar novas funções a antigas coisas é também uma forma de trazê-las de volta à vida." Assim, antigas películas antigas são incorporadas como matéria prima para  anéis, colares e braceletes onde também figuram gemas lapidadas e pérolas naturais.
Fonte: Joiabr, dica da Mareh

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Tendências Inverno 2012

Cris Guergel estará em Belo Horizonte no próximo dia 29 de setembro - quinta feira para a palestra Tendências Inverno 2012, focado no setor de modas (bijuterias, folehados e joias)


Para associados do SINDIJOIAS GEMAS/MG é gratuito e não é necessário fazer pré reserva.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Núcleo de Fotografia e Design lança o 1º Concurso Fotográfico Instantâneo Urbano


O 1º Concurso Fotográfico Instantâneo Urbano, realizado pelo Núcleo de Fotografia e Design (NUDEF) visa promover a fotografia móvel, estimulando a participação e apresentação de trabalhos produzidos por câmera de aparelhos celulares.

As fotografias selecionadas serão expostas na Escola de Design da UEMG que estabeleceu uma parceria com a Sprint Digital para sua produção.

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e seguir as instruções do Regulamento, disponíveis no blog do NUDEF www.mixiricafotodesign.com

Escola de Design sediará o II SDGEM



A Escola de Design, por meio de seu Centro de Estudos em Design de Gemas e Jóias realizará nos dias 22 e 23 de novembro o II Seminário de Gemologia e Design de Gemas e Jóias em parceria com a UFRGS e a UPF.

Os interessados em submeter artigos podem ter maiores informações nos anexos.

O site do evento será lançado no dia 27/09.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Curso Design de Produto inicia grupos de estudo



A coordenação de Design de Produto informa que se iniciarão neste sábado as atividades dos dois Grupos de Estudo da disciplina.


Grupo de Estudos - Prática Projetual

Objetivo: Estimular a compreensão e a inserção da teoria assimilada nas disciplinas cursadas, direcionando os conteúdos à atividade projetual. Promover melhor aproveitamento dos alunos nas disciplinas de Prática Projetual.

Responsável: Pedro Henrique Pereira do Nascimento - Mestrando PPGD e Prof. Colaborador do curso de Design de Produto

Público pretendido: alunos de 2° período de design de produto

Encontros aos sábados, horário de 09:00hs às 12:00hs - Sala 24

Será avaliada necessidade de outra turma.

Grupo de Estudos - Planejamento do Produto

Objetivo: Auxiliar os alunos na compreensão e entendimento, nas etapas de especificação de materiais e processos de fabricação e de detalhamentos técnicos construtivos, com a finalidade de adequação do planejamento do produto. Promover melhor aproveitamento dos alunos nas disciplinas de Prática Projetual e Materiais e Processos de Produção.

Responsável: Yrurá Garcia Júnior - Prof. do curso de Design de Produto

Público pretendido: alunos de 4° e 6° período de design de produto

Encontros aos sábados, horário de 09:00hs às 12:00hs - Sala 32

Encontros às sextas, horário de 14:00hs às 17:00hs - Sala 42

--

Viviane Rocha ministra palestra no 1º Colóquio Nacional de Design

Viviane, designer e especialista em Design de Joias pela UEMG, ministrou nesta tarde uma palestra apresentando o resultado de seu trabalho de conclusão da Pós Graduação em Design de Joias. Vika Rocha, como é conhecida, diferenciou em sua pesquisa, temas e conceitos confusos relacionados ao setor joalheiro, como por exemplo, a diferença entre joia, folheado, bijouteria e as polêmicas sobre o termo semi-joias.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Máquina transforma o deserto em vidro



Quem disse que os desertos são áreas improdutivas? Se você for até o de Siwa, no Egito, pode esbarrar num aparelho bastante estranho, que chega a parecer uma miragem: uma máquina capaz de converter as coisas mais abundantes da Terra, sol e areia, em objetos e utensílios. Ela literalmente transforma pedaços do deserto em vidro.


Seu funcionamento é simples. Uma lente focaliza a luz solar num raio de alta potência, que é projetado contra uma caixa de areia dentro da máquina. Aí, um computador (alimentado por um painel que capta energia solar) movimenta esse raio, que vai derretendo a areia e transformando-a em vidro, no formato do objeto desejado - como cumbucas, tigelas, copos etc. É uma versão automatizada de um dos processos mais antigos e artesanais que existem: a fabricação de vidro. Ela mostra que é possível fabricar coisas sem gerar nenhuma poluição e usando energia e matéria-prima praticamente inesgotáveis, com zero impacto ambiental. "Nós queremos repensar a forma como a humanidade fabrica seus produtos", diz o designer alemão Markus Kayser, criador do aparelho.

A máquina, batizada de SolarSinter - sintetizador solar -, consegue produzir qualquer tipo de objeto (desenhado com um software 3D). Markus também criou o SunCutter, um aparelho que usa energia solar para cortar madeira. Em maio, ele testou ambos no deserto de Siwa. Como o sintetizador leva aproximadamente 4 horas para produzir cada objeto, Markus acampou no deserto por 2 semanas. Sol na caixa.


Matéria reproduzida na íntegra, retirada de: http://super.abril.com.br/tecnologia/impressora-solar-632657.shtml. Dica da aluna Mareh

iF Concept Design Award 2012

Estão abertas as inscrições para o prêmio acadêmico iF Concept Design Award 2012, através do programa Design Excellence Brazil (DEBrazil), que promove o design brasileiro no exterior ao apoiar a participação no iF Design Awards. Voltado para estudantes ou recém-graduados, o iF Concept premia projetos das áreas de design, arquitetura, engenharia e marketing. O DEBrazil vai inscrever automaticamente no prêmio todos os trabalhos submetidos, desde que os projetos estejam de acordo com as especificações técnicas do programa.

Depois de avaliados, o júri internacional do iF vai anunciar os 100 premiados no iF Concept Design Award em abril de 2012, e ainda conceder um prêmio no valor de 30 mil euros, a ser distribuído entre os projetos de maior destaque. Os interessados em concorrer ao prêmio acadêmico de destaque mundial podem acessar o site do programa Design Excellence Brazil (http://debrazil.designbrasil.org.br), e fazer a inscrição gratuitamente até o dia 06 de dezembro.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Estrela pode ter virado um planeta de diamante

Um "planeta" com cerca de 60.000 quilômetros (km) de diâmetro - cerca de cinco vezes o diâmetro da Terra - formado por carbono e oxigênio. E sua densidade é tão grande que esse material deve certamente ser cristalino, ou seja, uma grande parte desse corpo celeste pouco usual pode ser similar a um gigantesco diamante. Esta foi a conclusão de um grupo de astrônomos australianos, que usou um radiotelescópio para observar um fenômeno igualmente pouco usual. Siga os passos para verificar como eles chegaram a essa conclusão sobre o que seria esse planeta de diamante.

Descobrindo um pulsar

Tudo começou quando os astrônomos usavam um radiotelescópio e descobriram uma estrela bastante rara, do tipo pulsar. Pulsares são estrelas giratórias muito pequenas, com cerca de 20 km de diâmetro, que emitem um feixe de ondas de rádio. Como a estrela gira, esse "disparo" de ondas de rádio chega na Terra na forma de um padrão regular - pulsos de ondas de rádio, de onde vem o nome pulsar. Mas esse novo pulsar, conhecido como PSR J1719-1438, apresentou uma característica diferenciada: seus pulsos parecem ser sistematicamente modulados, ou seja, sofrem uma influência regular.



Esse pulsar tem companhia

Os astrônomos concluíram que essa modulação deve estar sendo gerada por um pequeno planeta orbitando o pulsar, formando um sistema binário. Estudando a modulação nas ondas de rádio do pulsar, os pesquisadores chegaram a duas conclusões sobre esse planeta companheiro. Primeiro, que os dois estão separados por uma distância de cerca de 600.000 km e que o planeta orbita o pulsar em apenas duas horas e 10 minutos. Segundo, que esse companheiro deve ser muito pequeno, com um diâmetro menor do que 60.000 km - o planeta está tão perto do pulsar que, se ele fosse maior, seria destruído pela gravidade do pulsar.



Estrela que virou planeta
Mas, para que esse sistema binário seja estável, o planeta deve ter mais massa do que Júpiter. Para ser tão denso, não deve se tratar exatamente de um planeta, mas de uma estrela morta, cuja maior parte da massa já foi sugada pelo pulsar - ou seja, uma anã-branca. "Esse remanescente provavelmente é formado principalmente de carbono e oxigênio, porque uma estrela feita de elementos mais leves, como hidrogênio e hélio, seria grande demais para se encaixar nos tempos de órbita observados," diz o Dr. Michael Keith, do instituto CSIRO.


Não se trata exatamente de um planeta, mas de uma estrela morta, cuja maior parte da massa já foi sugada pelo pulsar. [Imagem: SWIN]

Nasce um planeta de diamante


Dada a densidade da "estrela que virou planeta" - uma massa maior do que a Júpiter em um diâmetro de 60.000 km - o material que a forma deve ser cristalino. Como carbono se cristaliza na forma de diamante sob altas pressões, os astrônomos concluíram que sua ex-anã-branca pode ser agora um planeta com grande parte de sua composição consistindo em diamante. Não há exatamente uma explicação de por que o pulsar teria sugado os outros elementos e deixado o carbono para trás, mas o estudo apresenta um retrato da situação medida, não tendo dados suficientes para estabelecer a dinâmica do nascimento do provável planeta de diamante.

A ideia de planetas de carbono não é inédita, embora seja recente, tendo sido proposta em 2005 pelo astrofísico Marc Kuchner. Em 2010, um grupo de astrofísicos ligados à NASA identificou o primeiro planeta de carbono, e apontaram que ele teoricamente poderia ter montanhas de diamante.

O pulsar agora descoberto é conhecido como pulsar de milissegundo - ele gira cerca de 10.000 vezes por minutos. [Imagem: SWIN]

Pulsar de milissegundo

O pulsar agora descoberto é conhecido como pulsar de milissegundo - ele gira cerca de 10.000 vezes por minutos.  Ele tem uma massa de 1,4 vezes a massa do Sol, espremida em uma esfera com 20 km de diâmetro. Cerca de 70% dos pulsares de milissegundo têm estrelas-companheiras, formando sistemas binários.

Os astrônomos acreditam que foi a estrela-parceira que transformou o pulsar em um pulsar de milissegundo, transferindo massa e fazendo-o girar cada vez mais rápido. O resultado é um pulsar de milissegundo com o que sobrou de uma estrela que perdeu a maior parte de sua massa - o "planeta de diamante".

Bibliografia:
Transformation of a Star into a Planet in a Millisecond Pulsar Binary

M. Bailes, S. D. Bates, V. Bhalerao, N. D. R. Bhat, M. Burgay, S. Burke-Spolaor, N. D’Amico, S. Johnston, M. J. Keith, M. Kramer, S. R. Kulkarni, L. Levin, A. G. Lyne, S. Milia, A. Possenti, L. Spitler, B. Stappers, W. van Straten

Science
August 25 2011
Vol.: Published Online
DOI: 10.1126/science.1208890

Matéria extraída na íntegra de http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=planeta-diamante&id=020130110825&ebol=sim, dica do Prof. Henrique Lana

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Edson Xavier na Revista Viver Brasil


Mais um para a coleção de clippings do designer Edson Xavier:  Mineiro na Swarovski


"Aos 25 anos, o designer Edson Silva Xavier é o único brasileiro escolhido pela companhia de cristais Swarovski para desenvolver coleção para a marca austríaca. O convite veio depois de ser destacado em concurso bianual promovido pela empresa. “Entre 3 mil projetos apresentados de várias partes do mundo, escolheram os 30 melhores, entre eles o meu. Em 2009, fiquei entre os classficados. Neste ano também”, conta. Em função do brilho consecutivo, Edson foi escolhido junto a outros seis designers para desenvolver joias da coleção de 2013. “Sou o único brasileiro entre os sete”, conta o rapaz, que já recebeu 26 premiações de designer, quatro delas internacionais."

Revista Viver Brasil

Joias de Madeira | Gustav Reyes




O designer Gustav Reyes utiliza madeira certificada para criar joias, cheias de conceito e super usáveis. Em alguns casos a madeira é o único material, em outros projetos, Gustav mistura pérolas, metal e assim ele constrói uma identidade muito interessante para sua coleção.

Via: followthecolours

Dica da Mariana Tavares, designer e fotógrafa, ex-aluna UEMG.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Cirkùita | Joias de Paola Mirai











A designer Paola Mirai criou peças interessantíssimas utilizando placas de circuito interno obsoletas ou fora de uso na joalharia. A linha, batizada de Cirkùita reaproveita o que seria descartado  junto a um novo material, chamado comercialmente de OROTRASPARENTE (ouro transparente).
Cada joia é única e cuidadosamente feita à mão. Para se ter uma ideia de como Paola as produz, assista o vídeo abaixo.
 

Cirkùita making of - Handmade jewels from the future from paola mirai on Vimeo.
 
Tecnologia antiga também pode se transformar numa genial inovação!
 
Dica da Aluna Mareh, via trendland

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Palestra: Estudo das possibilidades de uso da cerâmica em joalheria.

A Professora Maíra Paiva Pereira apresentará amanhã a palestra "Estudo das possibilidades de uso da cerâmica em joalheria" no Estudo das possibilidades de uso da cerâmica em joalheria.

"O evento é parte das ações do Contaf (Congresso Nacional de Técnica para Artes do Fogo), e surgiu da necessidade de reunir os ceramistas brasileiros a fim de se atualizarem sobre tendências e técnicas, para então se estabelecer uma posição estratégica da área no mercado brasileiro."

Maíra falará sobre a experiência da UEMG no Laboratório de Cerâmica CEDGEM, onde desenvolve junto a uma equipe de professores e alunos, o projeto Minas em Três Tempos, que busca a criação de massas ceâmicas para aplicação na joalheria. O projeto conta com o patrocínio da Ceâmica Paschoal.

Data: 24 de Agosto
Horário: 14:00 às 14:40hs
Local: Auditório do Nikkey Palace Hotel - Rua Galvão Bueno, 425 – Liberdade

Mais informações sobre a programação completa neste link.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

As Shamballas


Shamballas são um tipo de pulseira com contas entrelaçadas por fios de couro ou seda. Quem batizou o acessório que virou mania na ultima temporada fashion foi a marca homônima que define o conceito como um mix de joalheria e espiritualidade. As peças são feitas de pedras preciosas, ouro, pérola negra e afins. As originais chegam a custar mais de 100 mil euros, mas várias versões foram criadas para atender quem se liga no mix de jóia e espiritualidade, mas não dispõe de uma mini fortuna para comprar a legítima.
Via f-utilidades

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Novo Equipamento na ED

Os professores José Nunes e Sebastiana Lana informam que nesta segunda-feira, 22 de agosto, virá a um técnico da FS Tecnologia fazer a apresentação do Scanner3D adquirido com recursos da Capes, por iniciativa CEDTec – Centro de Estudos em Design e Tecnologia em parceria com o CEMA – Centro de Estudos em Design da Madeira.


Os interessados em conhecer as possibilidades de aplicação acadêmica do equipamento estão convidados para ir à apresentação às 10:00 h no próprio CEMA.






A designer italiana Mariella Di Gregorio cria joias com cacos de porcelanas chinesas e revestimento de ouro 18k ou prata. Dica da Professora Anna Katharina, via Brasil do Bem.